Boate Kiss: Por quê demorou quase 9 anos para o caso ser julgado?

Passaram-se 8 anos e 10 meses do incêndio da boate Kiss para que os 4 acusados da morte das 242 pessoas fossem levados à julgamento. Durante o decorrer desse tempo, diversos são os fatores que levaram a essa demora no julgamento.

Grande parte desses quase 9 anos foi utiizada para resolver a controvérsia sobre se os réus iriam responder perante júri popular ou por um juiz de primeira instância. No primeiro responderiam por acusação de homicídio por dolo eventual e na segunda por homicídio culposo, sem intenção de matar.

Aproximadamente 6 anos depois, em junho de 2019, houve a decisão do STJ que o julgamento seri feito pelo juri popular e não por julgamento comum como havia entendido anteriormente o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS). O início da pandemia em 2020 foi um causador do atraso do julgamento.

Outro fator citado pelos familiares das vítimas da tragédia na Boate Kiss usado para justificar o atraso no julgamento foram “manobras” que as defesas fizeram para provocar nulidades ou a prescrição do caso.

Além disso, os familiares queriam adicionar à investigação os bombeiros que atestaram irregularmente a segurança da boate e servidores da prefeitura que liberaram seu funcionamento. Houve pressão para que o prefeito fosse acusados juntamente dos demais. Contudo não houve resposta para serem acusados e julgados.

Finalmente nesta sexta-feira (10), após dez dias de julgamento, foi proferida a sentença. Os quatro acusados foram considerados culpados pelo crime de homicídio e condenados a penas de prisão que variam de 18 a 22 anos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carlos Teixeira bullyng
Direito

Garoto de 13 anos que era vítima de agressão morre devido a ineficiência da escola estatal e do SUS

Um adolescente de apenas 13 anos chamado Carlos Teixeira, morreu de forma trágica na última terça-feira (16), após complicações respiratórias. A morte foi resultante de agressões que o garoto sofria, cuja escola foi incapaz de impedir. O hospital onde o garoto e o pai procuraram ajuda foram incompetentes em não terem tomado as providências necessárias […]

Leia Mais
Elon Musk Senado
Direito

Após críticas a Moraes e Lula, Elon Musk é convidado a falar em comissão do Senado

Após uma série de críticas dirigidas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Elon Musk, dono do X (antigo Twitter) foi convidado a participar de uma audiência pública na Comissão de Segurança do Senado. O convite foi aprovado em sessão realizada na terça-feira […]

Leia Mais
Elon Musk e Alexandre de Moraes
Direito

PF quer convocar representantes do X após críticas de Elon Musk a Moraes e Lula

Após críticas de Elon Musk a Lula e Alexandre de Moraes, a Polícia Federal (PF) quer convocar representantes do X (antigo Twitter) para prestar esclarecimentos sobre as ações do bilionário na plataforma. Investigadores afirmam que os depoimentos não têm data prevista. A medida é uma das estratégias da investigação da Polícia Federal, que apura se […]

Leia Mais