Estados Unidos reduzem sanções à Venezuela

petróleo

O governo americano declarou nesta quarta-feira que aliviou as sanções sobre petróleo, gás e ouro contra a Venezuela. A decisão veio um dia depois que o governo do presidente Nicolás Maduro e a oposição, apoiada pelos EUA, chegaram a um acordo em Barbados sobre garantias eleitorais para uma votação competitiva monitorada internacionalmente no próximo ano.

Uma licença emitida pelo Departamento do Tesouro dos EUA autorizou a Venezuela a produzir e exportar petróleo bruto e gás sem limitações de clientes ou destinos; bem como outra licença geral que autoriza negociações com a empresa estatal venezuelana de mineração de ouro, Minerven.

Contudo, os Estados Unidos ameaçaram reverter as medidas caso Maduro não suspenda proibições impostas aos candidatos da oposição ou caso não começar a libertar prisioneiros políticos e americanos “detidos injustamente”. Washington deu até o final de novembro como prazo.

Os EUA começaram a impor sanções à Venezuela em 2008. Na época, o governo do presidente Hugo Chávez começou a expropriar ativos petrolíferos de empresas estrangeiras. O governo Trump impôs sanções econômicas adicionais à Venezuela para punir o governo de Maduro após sua reeleição em 2018, em uma tentativa de retirá-lo do poder.

A notícia do alívio das sanções levantou críticas, como as da senadora Lisa Murkowski, do Alasca, que criticou o governo por amenizar a produção de petróleo e “facilitar a vida de um dos piores regimes do mundo…ao mesmo tempo em que prejudica o desenvolvimento ambientalmente responsável no Alasca”.

Washington tem buscado maneiras de aliviar os preços globais de petróleo, elevados devido às sanções à Rússia e pelas decisões da OPEP de reduzir sua produção. O setor petrolífero venezuelano está sucateado, no entanto, como consequência de anos de sanções e descaso governamental. Embora a medida possa ajudar a aumentar o fluxo de petróleo venezuelano para o mercado global, não se espera que faça muito para reduzir os preços.

Gabriel Camargo

Autor e tradutor austrolibertário. Escreve para a Gazeta com foco em notícias internacionais. Suas obras podem ser encontradas em https://uiclap.bio/GabrieldCamargo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nova Roma do Sul
Economia

Ponte construída pela população de Nova Roma do Sul-RS resiste às enchentes

A ponte que liga a cidade de Nova Roma do Sul ao município Farroupilha, no interior gaúcho, continua intacta mesmo com o avanço das águas sobre a cidade. A construção da ponte foi uma iniciativa da população de Nova Roma do Sul, que a inaugurou no dia 20 de janeiro, neste ano. Imagens aéreas divulgadas […]

Leia Mais
Show da Madonna em Copacabana
Economia

Show “gratuito” de Madonna no Rio de Janeiro conta com patrocínio de R$ 20 milhões do governo e prefeitura

O famigerado show “gratuito da cantore pop americana, Madonna, tem data marcada para o dia 4 de maio. O show conta com a expectativa de 1,5 milhão de pessoas, e será realizado na praia de Copacabana. O que não está sendo tão comentado, é o patrocínio de R$ 20 milhões do governo e prefeitura do […]

Leia Mais
Petrobrás
Economia

A discussão em torno da política de dividendos da Petrobrás

A política de pagamento de dividendos extraordinários aos acionistas pela Petrobrás divide vem gerando um verdadeiro acirramento entre a base do governo Lula de um lado e analistas de mercado e investidores do outro. Dividendos extraordinários são como são chamados os dividendos com valores acima do mercado. De um lado, a base do governo Lula […]

Leia Mais