quarta-feira, setembro 28, 2022

Rio de janeiro planeja lançar a Crypto Rio

A cidade planeja alocar 1% de suas reservas do tesouro em criptomoedas. Além disso, se você pagar IPTU com Bitcoin, poderá obter um desconto.

O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou que pretende investir 1% das reservas do tesouro da cidade em criptomoedas. O anúncio foi feito na Rio Innovation Week, e o jornal brasileiro O Globo divulgou a notícia quinta feira (13).

No evento, Paes falou em um painel ao lado do prefeito de Miami e entusiasta do Bitcoin Francis Suarez e disse:

Vamos lançar o Crypto Rio e investir 1% do tesouro em criptomoedas.

Além disso, Paes também informou que está estabelecendo um grupo de trabalho para iniciar o processo para a tesouraria.

Rio de Janeiro oferecerá desconto em IPTU se pago com Bitcoin

Além disso, o prefeito do Rio de Janeiro planeja oferecer um desconto aos moradores que pagam seus impostos com Bitcoin.

O secretário de finanças e planejamento da cidade do Rio de Janeiro, Pedro Paulo, falou no evento e deu mais detalhes sobre como o uso do Bitcoin pode dar aos moradores um desconto no IPTU:

Estamos estudando a possibilidade de pagar impostos com desconto adicional se você pagar com bitcoins. Você tira o desconto da cota única de 7% (do IPTU), vira 10% se você pagar em bitcoin.

Ele ainda disse que: “Vamos estudar a estrutura legal para fazer isso”. O IPTU é o imposto predial brasileiro cobrado por um município local e pago anualmente pelo proprietário de uma casa, prédio ou terreno. Se Paes seguir adiante e tiver sucesso com seu plano, o Rio de Janeiro se tornará a primeira cidade brasileira a ter criptomoedas em seu balanço.

A adoção continua. Embora Paes não tenha especificado que a cidade compraria Bitcoin, é seguro supor que grande parte de seu portfólio de criptomoedas seria BTC. No ano passado, o prefeito de Miami anunciou que está tornando uma “principal prioridade” para a cidade investir parte de seus fundos em Bitcoin. El Salvador fez moeda legal do Bitcoin em 2021 e, apenas alguns dias atrás, a Argentina adotou a rede Bitcoin Lightning.

Artigo escrito por Ryan Hanscom e traduzido por Gazeta Libertária.

  • Quer entender melhor sobre criptomoedas? Leia nosso guia com informações completas sobre isso.

  • Ainda não comprou Bitcoin? Compre já Bitcoins e outras criptomoedas na CoinEx.

APOIE GAZETA LIBERTÁRIA

Contamos com a generosidade de nossos doadores para tornar tudo isso possível. Desejamos publicar nosso conteúdo diariamente para todos, semeando o libertarianismo. Apoie nosso grupo de escritores. 

CONTRIBUIR

spot_img

CONFIRA