Praxeologia EP05 | Ação racional

Original por: Praxgirl

Nesta lição vamos falar porque é inapropriado se referir a ação de outra pessoa como irracional. Eu acredito que você já ouviu alguém classificar a ação de outra pessoa como “irracional” alguma vez no passado, mas o que exatamente está dando a entender?

Suponha que Steve tem que decidir se vai ao Central Park ou a uma apresentação dos Beatles e ele escolhe ir ao parque. Peter fala que a decisão de Steve é irracional. Contudo, Peter não pode chamar a decisão de Steve de irracional, pois o que Steve valoriza pertence a ele e somente ele, ou seja, somente Steve consegue saber realmente o quanto valoriza cada um. A única cosia que Peter está dizendo saber é o que ele (Peter) teria deito na mesma situação.

Agora vamos dizer que na verdade Steve queria ir à apresentação dos Beatles, mas alguém disse a ele que ela aconteceria no Central Park. Agora Peter pode falar que a decisão de Steve é irracional? É verdade que Steve acabou indo para o lugar errado, mas ele agiu de acordo com o que ele acreditava que alcançaria seu objetivo. Ele fez seu melhor.

Todos nós sabemos que o homem é falível. Porém, somente porque ele fala em atingir seu fim, não faz dele alguém irracional. Já que ninguém está em uma posição de substituir seus próprios valores por aqueles de um outro ser agente, é inútil fazer julgamentos sobre os objetivos dos outros.

A praxeologia utiliza os valores dos agentes como algo dado e não os analisa. O único padrão no qual ela se aplica é se os meios escolhidos se encaixam ou não para a consecução dos fins visados. Portanto, a praxeologia é livre de juízos de valor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show da Madonna em Copacabana
Economia

Show “gratuito” de Madonna no Rio de Janeiro conta com patrocínio de R$ 20 milhões do governo e prefeitura

O famigerado show “gratuito da cantore pop americana, Madonna, tem data marcada para o dia 4 de maio. O show conta com a expectativa de 1,5 milhão de pessoas, e será realizado na praia de Copacabana. O que não está sendo tão comentado, é o patrocínio de R$ 20 milhões do governo e prefeitura do […]

Leia Mais
Petrobrás
Economia

A discussão em torno da política de dividendos da Petrobrás

A política de pagamento de dividendos extraordinários aos acionistas pela Petrobrás divide vem gerando um verdadeiro acirramento entre a base do governo Lula de um lado e analistas de mercado e investidores do outro. Dividendos extraordinários são como são chamados os dividendos com valores acima do mercado. De um lado, a base do governo Lula […]

Leia Mais
Barra de chocolate Garoto
Economia

Barra de chocolate da Garoto nos EUA chega a custar menos da metade do preço do produto no Brasil, onde ele é fabricado

Em um vídeo que se tornou viral nas redes sociais, um brasileiro residente nos EUA ficou surpreso ao encontrar barras de chocolate da Garoto por menos da metade do preço encontrado no Brasil. E isso apesar do produto ser fabricado em território nacional. O vídeo foi gravado pelo influencer Yuri Machado Souza, onde mostra que […]

Leia Mais