quarta-feira, julho 6, 2022

Cientista inventa banheiro que transforma fezes humanas em criptomoeda

Em um artigo no site Reuers foi divulgada uma invenção bastante inusitada: um banheiro que troca fezes humanas por criptomoedas! O projeto é ideia do pesquisador Cho Jae-Weon, professor de engenharia urbana e ambiental no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (UNIST) Ulsan, na Coréia do Sul.

O mesmo diz ter desenvolvido o projeto com a finalidade de transformar fezes humanas em energia e como um incentivo de bônus, recompensa os “colaboradores” com uma quantidade de moeda digital que eles podem trocar por um café ou uma xícara de macarrão no campus.

Como o banheiro transforma fezes em energia

O banheiro primeiro bombeia as fezes para um tanque subterrâneo, usando menos água comparado ao banheiro tradicional. Os microrganismos então decompõem os resíduos em metano, uma fonte utilizável de energia.

Segundo Cho Jae-Weon:

Se pensarmos fora da caixa, fezes tem um valor precioso para energia e estrume. Eu coloquei esse valor em circulação ecológica.

De acordo com Cho, o banheiro pode transformar cerca de meio quilo de dejetos humanos sólidos em 50 litros de gás metano. Isso significa que ele pode gerar meio quilowatt-hora de eletricidade, o suficiente para dirigir um carro elétrico por três quartos de milha.

Ganhando criptomoedas por ir ao banheiro

Aproveitando a tendência das criptomoedas, e também como forma de incentivar as pessoas à “doarem” suas fezes, Cho criou uma moeda virtual chamada Ggool, ou “mel” em coreano, com cada uso do banheiro pagando 10 Ggool por dia, que podem ser usados ​​para comprar coisas no campus da universidade.

“Eu sempre pensei que as fezes são sujas, mas agora são um tesouro de grande valor para mim”, disse à Reuters um estudante de pós-graduação Heo Hui-jin que ganhou e gastou Ggool. “Eu até falo sobre fezes durante as refeições para pensar em comprar o livro que eu quiser.”

APOIE GAZETA LIBERTÁRIA

Contamos com a generosidade de nossos doadores para tornar tudo isso possível. Desejamos publicar nosso conteúdo diariamente para todos, semeando o libertarianismo. Apoie nosso grupo de escritores. 

CONTRIBUIR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

CONFIRA