Cientista inventa banheiro que transforma fezes humanas em criptomoeda

Em um artigo no site Reuers foi divulgada uma invenção bastante inusitada: um banheiro que troca fezes humanas por criptomoedas! O projeto é ideia do pesquisador Cho Jae-Weon, professor de engenharia urbana e ambiental no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (UNIST) Ulsan, na Coréia do Sul.

O mesmo diz ter desenvolvido o projeto com a finalidade de transformar fezes humanas em energia e como um incentivo de bônus, recompensa os “colaboradores” com uma quantidade de moeda digital que eles podem trocar por um café ou uma xícara de macarrão no campus.

Como o banheiro transforma fezes em energia

O banheiro primeiro bombeia as fezes para um tanque subterrâneo, usando menos água comparado ao banheiro tradicional. Os microrganismos então decompõem os resíduos em metano, uma fonte utilizável de energia.

Segundo Cho Jae-Weon:

Se pensarmos fora da caixa, fezes tem um valor precioso para energia e estrume. Eu coloquei esse valor em circulação ecológica.

De acordo com Cho, o banheiro pode transformar cerca de meio quilo de dejetos humanos sólidos em 50 litros de gás metano. Isso significa que ele pode gerar meio quilowatt-hora de eletricidade, o suficiente para dirigir um carro elétrico por três quartos de milha.

Ganhando criptomoedas por ir ao banheiro

Aproveitando a tendência das criptomoedas, e também como forma de incentivar as pessoas à “doarem” suas fezes, Cho criou uma moeda virtual chamada Ggool, ou “mel” em coreano, com cada uso do banheiro pagando 10 Ggool por dia, que podem ser usados ​​para comprar coisas no campus da universidade.

“Eu sempre pensei que as fezes são sujas, mas agora são um tesouro de grande valor para mim”, disse à Reuters um estudante de pós-graduação Heo Hui-jin que ganhou e gastou Ggool. “Eu até falo sobre fezes durante as refeições para pensar em comprar o livro que eu quiser.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitcoin El Salvador
Criptomoedas

Programa Um Bitcoin por Dia continua em El Salvador

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, compartilhou uma atualização sobre o “programa de 1 bitcoin por dia” de El Salvador na plataforma de mídia social X na sexta-feira. O “programa de 1 bitcoin por dia” foi iniciado em novembro de 2022, quando Bukele anunciou a compra diária de um bitcoin por El Salvador, começando […]

Leia Mais
Bitcoin
Criptomoedas

A ascensão meteórica do Bitcoin e o que acontecerá em seguida

O artigo a seguir é uma entrevista do economista Doug Casey ao site International Man sobre a tendência de alta do Bitcoin e seu futuro daqui em diante International Man: O preço do Bitcoin está subindo. Recentemente, ultrapassou seu recorde histórico anterior de cerca de US$ 69.000, que foi estabelecido em novembro de 2021. Qual […]

Leia Mais
Pablo Marçal
Criptomoedas

Projeção? Influencer Pablo Marçal afirma que 99% dos usuários de Bitcoin são “bandidos”

Em um vídeo polêmico publicado em seu canal no YouTube, o influencer (ou seria coach?) e político Pablo Marçal fez afirmações ousadas sobre o Bitcoin e seus usuários. No vídeo, Marçal afirmou que o Bitcoin “não possui lastro” e que 99% dos seus usuários são “bandidos”. No vídeo publicado na última sexta-feira, o coach argumentou […]

Leia Mais