De forma totalmente inesperada, o jornal O Globo, famoso por publicar matérias favoráveis ao Governo Lula, expõe o populismo barato do petista, mostrando que as obras inauguradas pelo presidente ou estavam inacabadas, sem verba federal ou foram concluídas na gestão anterior.
Na matéria publicada nesta terça-feira (23), o Globo afirma ter mapeado seis notícias que contaram com a presença do chefe do Executivo, mesmo sem a atuação determinante da gestão petista na liberação de recursos.
O site ainda comentou que a divulgação de obras pelo Brasil é um dos planos para interromper a tendência de queda na popularidade do governo, que vinha caindo desde o ano passado. O jornal também comentou que tal estratégia é o que estaria por trás do recente aumento da popularidade do petista mostrado na Pesquisa Qaest neste mês.
O Globo até comentou sobre o constrangimento que o presidente Lula passou no início deste mês, onde um estudante reclamou da reforma ainda incompleta no campus de Osasco da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A obra foi anunciada pelo próprio presidente Lula em 2008 e, apesar de inaugurada agora, ainda não está concluída.
Outra reclamação semelhante foi em relação à duplicação de uma rodovia em Feira de Santana–BA, onde o atual governo foi responsável por indicar R$ 136 milhões, menos de 30% do valor total investido no trecho, segundo dados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Segundo o Dnit, a gestão petista “retomou investimentos na infraestrutura rodoviária” e “deu continuidade à execução da duplicação”.
Em entrevista ao Globo, o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), afirmou que a maioria da obra foi realizada e entregue na gestão no passado. O gestor esteve na manifestação feita pelo governo no início do mês e foi defendido por Lula quando vaiado. Também no palco estava o deputado federal Zé Neto (PT), pré-candidato a prefeito da cidade.
O Pix ainda não caiu?
A primeira coisa que vem à mente de muitos críticos do jornal O Globo é de que provavelmente o “PIX ainda não caiu”. A brincadeira (com fundo de verdade) se refere à suspeita de que o Globo e a grande parte da mídia é beneficiada por Lula, e por isso haveria tantas matérias favoráveis a ele e ao seu governo.
O fato é que, com o constante desgaste do Governo Lula, o Globo esteja entre os primeiros a retirar seu time de campo antes que a coisa piore e que acabe sobrando para eles. O que acho que agora seria tarde demais.