Rússia ameaça Suécia e Finlândia de retaliação caso se juntem à Otan

Rússia ameaça Suécia e Finlândia de retaliação caso se juntem à Otan

Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, fez um alerta a Suécia e Finlândia que, se tentarem entrar na Otan, enfrentarão “consequências militares e políticas prejudiciais”.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia expressou isso em uma entrevista coletiva no início da tarde, em Moscou. Zakharova avisou que a entrada da Suécia ou Finlândia à Otan iria provocar uma resposta séria de Moscou.

“Consideramos o compromisso do governo finlandês com uma política militar de não alinhamento como um fator importante para garantir a segurança e a estabilidade do norde da Europa”, disse a porta-voz.

Essa afirmação foi realizada depois de Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, fazer publicações em seu perfil pessoal no Twitter agradecendo o apoio que foi fornecido por Finlândia e Suécia. Em seu tweet, o presidente ucraniano expressou que os dois países estão cooperando com a Ucrânia na construção de uma coalizão “antiguerra” e “anti-Putin”.

Disse Zelensky, “A Suécia fornece assistência militar, técnica e humanitária à Ucrânia. Grato a @SwedishPM (Magdalena Andresson, primeira ministra da Suécia) por seu apoio efetivo. Construindo juntos uma coalizão “anti-Putin”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Homem tenta invadir residência oficial de Lula
Política

Tentativa de invasão a residência oficial de Lula no Palácio do Planalto

Na manhã deste sábado (24), houve uma tentativa de invasão do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente Lula (PT). O petista estava presente quando um carro tentou invadir o local. A informação foi publicada primeiramente pelo site de notícias Metrópolis, e confirmada pela acessoria do presidente da República. Segundo a assessoria de comunicação da […]

Leia Mais
China x Tawian
Política

Pequim anuncia manobras militares perto das ilhas de Taiwan

“Nunca houve algo como águas ‘restritas’ ou ‘fora dos limites’ nas zonas de pesca tradicionais do Estreito (de Formosa)”, disse Zhu Fenglian, porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado (o executivo chinês), segundo a agência de notícias oficial Xinhua. A porta-voz disse que o incidente “provocou indignação generalizada” na China e […]

Leia Mais
Política

Morre Alexei Navalny, um dos principais opositores de Putin

Em mais uma execução política, o líder da oposição russa, Alexei Navalny, morreu na prisão nesta sexta-feira. Navalny foi um dos mais vocais opositores do atual regime do Kremlin. A Gazeta Libertária havia escrito sobre sua mais recente condenação aqui. O serviço penitenciário da região disse que ele não se sentiu bem após uma caminhada […]

Leia Mais