V19 Solidus – A nova atualização da NANO

Hoje, dia 12 de abril, o gerente de projeto da Fundação Nano Zach Hyatt publicou em seu perfil no Medium as notas da décima nona atualização da rede Nano, a chamada atualização Solidus.

Confirmation Height

As novidades começam pela Confirmation Height (altura de confirmação, em tradução livre) que irá gravar a “altura” do último bloco confirmado de forma local no nódulo em vez de ser compartilhado com toda a rede, permitindo o “cimentamento” ds blocos, que consiste em previnir que ele volte à versões anteriores, diminuindo a utilização de recursos e facilitando métodos de integração. Você pode conferir as tecnicalidades clicando aqui.

Siege to Spam

A segunda grande atualização é sobre spam: como a rede NANO não cobra absolutamente nada para realizar transações, há brechas para abuso que são contidas com uma pequena proof of work (comprovação) atrelada a cada bloco publicado. Anteriormente todas as transações eram tratadas da mesma forma, mas agora o processo se tornará mais dinâmico pela nova capacidade da rede de trilhar médias, revigorar blocos lentos e priorizar processos baseados na dificuldade.

UDP para TCP

Anteriromente a rede NANO utilizava a User Datagram Protocol (UDP), que por perda de tráfico acabava resultando em um desperdício de banda. A Solidus visa adotar a Transmission Control Protocol (TCP), que irá auxiliar na redução de pacotes perdidos, sendo também mais amparada através de vários tipos de redes, o que facilitára integração, eficiência e diminuição do consumo de recursos. A transição será tranquila e estável em decorrência do uso das mesmas configurações de porta usadas pela nova rede de bootstrap TCP.

Prefixo “nano_”

O antigo prefixo “xrb_” será lentamente deixado de lado pelo novo prefixo “nano_”, que busca um maior alinhamento entre a marca NANO e seu serviço. Isso não afetará em nada a segurança ou viabilidade dos fundos, mesmo que serviços terceiros não acompanhem a atualização. Acesse a conversa e os arquivos dos desenvolvedores sobre isso aqui.

RPC Independente

A rede NANO foi inicialmente construída de forma a centralizar os controles em um único aplicativo. A mudança visa permitir a separação do The Remote Procedure Call (RPC), que por padrão irá continuar rodando dentro do nó central do processo, mas a mudança de configuração permite que ele opere por fora, em um processo dedicado. Para conversas e arquivos dos desenvolvedires sobre isso, clique aqui.

Para ver todos os arquivos de discussão e planejamento do V19 Solidus (no GitHub), clique aqui.
Para acessar a postagem original, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Criptomoedas

Monero lidera os pagamentos no varejista on-line europeu Shopinbit em junho

O varejista on-line europeu Shopinbit, que oferece mais de um milhão de produtos, compartilhou no X esta semana que o monero (XMR) foi o método de pagamento dominante em junho. A postagem revelou que 74,54% de todas as transações foram liquidadas com monero, enquanto 23,64% foram pagamentos onchain BTC. A Shopinbit, uma varejista on-line criada […]

Leia Mais
Bitcoin
Criptomoedas

Passado x Presente — Examinando o histórico de correções do mercado em alta do Bitcoin

O Bitcoin (BTC) já viveu tempos melhores, e o recente declínio levou algumas pessoas a questionar se a corrida de alta chegou ao fim. Apesar disso, muitos continuam confiantes de que essa retração pode ser a primeira queda significativa antes que a principal criptomoeda atinja um novo recorde histórico. Em março, o investidor de longo […]

Leia Mais
Receita Federal - Bitcoin
Criptomoedas

Receita Federal apresenta nova ferramenta para monitorar criptomoedas

A Receita Federal agora irá utilizar uma nova ferramenta que pretende monitorar todas as transações de criptomoedas. A nova ferramenta foi apresentada durante o fórum técnico informal da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), na Suécia. Como justificativa para o uso de tal ferramenta, a Receita Federal alegou que a intenção é “colaborar […]

Leia Mais