V19 Solidus – A nova atualização da NANO

Hoje, dia 12 de abril, o gerente de projeto da Fundação Nano Zach Hyatt publicou em seu perfil no Medium as notas da décima nona atualização da rede Nano, a chamada atualização Solidus.

Confirmation Height

As novidades começam pela Confirmation Height (altura de confirmação, em tradução livre) que irá gravar a “altura” do último bloco confirmado de forma local no nódulo em vez de ser compartilhado com toda a rede, permitindo o “cimentamento” ds blocos, que consiste em previnir que ele volte à versões anteriores, diminuindo a utilização de recursos e facilitando métodos de integração. Você pode conferir as tecnicalidades clicando aqui.

Siege to Spam

A segunda grande atualização é sobre spam: como a rede NANO não cobra absolutamente nada para realizar transações, há brechas para abuso que são contidas com uma pequena proof of work (comprovação) atrelada a cada bloco publicado. Anteriormente todas as transações eram tratadas da mesma forma, mas agora o processo se tornará mais dinâmico pela nova capacidade da rede de trilhar médias, revigorar blocos lentos e priorizar processos baseados na dificuldade.

UDP para TCP

Anteriromente a rede NANO utilizava a User Datagram Protocol (UDP), que por perda de tráfico acabava resultando em um desperdício de banda. A Solidus visa adotar a Transmission Control Protocol (TCP), que irá auxiliar na redução de pacotes perdidos, sendo também mais amparada através de vários tipos de redes, o que facilitára integração, eficiência e diminuição do consumo de recursos. A transição será tranquila e estável em decorrência do uso das mesmas configurações de porta usadas pela nova rede de bootstrap TCP.

Prefixo “nano_”

O antigo prefixo “xrb_” será lentamente deixado de lado pelo novo prefixo “nano_”, que busca um maior alinhamento entre a marca NANO e seu serviço. Isso não afetará em nada a segurança ou viabilidade dos fundos, mesmo que serviços terceiros não acompanhem a atualização. Acesse a conversa e os arquivos dos desenvolvedores sobre isso aqui.

RPC Independente

A rede NANO foi inicialmente construída de forma a centralizar os controles em um único aplicativo. A mudança visa permitir a separação do The Remote Procedure Call (RPC), que por padrão irá continuar rodando dentro do nó central do processo, mas a mudança de configuração permite que ele opere por fora, em um processo dedicado. Para conversas e arquivos dos desenvolvedires sobre isso, clique aqui.

Para ver todos os arquivos de discussão e planejamento do V19 Solidus (no GitHub), clique aqui.
Para acessar a postagem original, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

União Europeia ALM Criptomoedas
Criptomoedas

Novas leis contra lavagem dinheiro da UE visam transações em criptomoedas

Como parte das novas leis contra lavagem de dinheiro, o Parlamento da União Europeia proibiu carteiras de criptografia de autocustódia não identificadas para transações na região. A proibição tem como alvo as transações anônimas em dinheiro que excedam € 3.000 e as carteiras de auto-custódia em várias plataformas. Em uma publicação recente nas redes sociais, […]

Leia Mais
The Bitcoin Company
Criptomoedas

A The Bitcoin Company lança API para pagamentos transfronteiriços entre o Brasil e o México

A The Bitcoin Company revelou sua nova API de remessas, permitindo que indivíduos e instituições financeiras enviem pagamentos instantâneos para qualquer conta bancária no México e no Brasil em menos de um segundo, de acordo com um comunicado à imprensa enviado à Bitcoin Magazine. Essa API marca a expansão da empresa para remessas internacionais, com […]

Leia Mais
Bitcoin Argentina
Criptomoedas

Criptomoedas estão na vanguarda da economia de empregos paralelos para os argentinos

Devido a ainda lenta recuperação econômica da Argentina, cada vez mais argentinos estão aderindo aos trabalhos paralelos on-line para aumentar sua renda com criptomoedas. Segundo relatórios da mídia local, o público que mais vem procurado este trabalho é dos mais jovens, que têm menos renda e precisam conseguir trabalhos adicionais, geralmente realizados on-line em seu […]

Leia Mais