O ex-balconista de farmácia e atual vereador, Rick Azevedo (PSOL) inspirou a PEC pelo fim da escala 6×1 por meio do seu movimento Vida Além do Trabalho (VAT). No entanto, como todo político, ele não irá ser atingido pela proposta que ele mesmo defende.
A origem do movimento pelo fim da escala 6×1
Em entrevista ao site Exame, Rick explica que seu movimento pelo fim da escala 6×1 começou quando ele era balconista de uma farmácia. Ele informa que se sentia exausto pela escala e que, em um dia de folga, decidiu desabafar sobre a situação gravando um vídeo e publicando ele no TikTok.
No dia seguinte, ao voltar do trabalho, Rick ficou surpreso com a quantidade de visualizações que seu vídeo teve, além dos vários comentários de pessoas que se identificaram com a sua situação. Ao ver o alcance de sua indignação com a escala 6×1, Rick decidiu começar o movimento Vida Além do Trabalho, que inspirou a PEC pelo fim da escala 6×1 apresentada pela deputada federal Erika Hilton.
A proposta já reúne 231 assinaturas, mais do que o necessário para começar a transitar no Congresso.
A popularidade de Rick e de seu movimento garantiu até mesmo um cargo político, sendo eleito vereador pelo PSOL em 2024 com 29.364 votos, deixando a escala 6×1 de balconista de farmácia e usufruindo do alto salário de deputado e das demais regalias que o cargo proporciona, tudo pago pelos pagadores de impostos.
Ele não irá pagar o pato
Diferente dos trabalhadores que pretende ajudar, agora Rick Azevedo como vereador, poderá ser contemplado pela redução da jornada 6×1 para 4×3 sem sofrer nenhuma consequência caso a proposta traga impactos negativos. E trará, como mostrei neste artigo aqui.
E este caso mostra como não devemos nos deixar levar pelo discurso demagogo dos políticos, uma vez que eles não irão arcar com as consequências negativas das medidas que eles mesmos querem impor à população.
O conteúdo deste artigo está livre de restrições de direitos autorais e de direitos conexos. Sinta-se livre para copiar, modificar, distribuir e executar o trabalho, mesmo para fins comerciais, tudo sem pedir permissão.