sábado, dezembro 3, 2022

O 3° Turno Entre Bolsonaro e Lula Já Foi Iniciado?

Desde a última segunda-feira, manifestantes estão questionando, por todo o Brasil, a vitória de Lula no 2° turno das eleições presidenciais. Bloqueios nas estradas e veículos parados em filas enormes tem sido uma constante desde então.

Rumo à um 3° Turno?

Os manifestantes em sua maioria pedem intervenção militar, citando o artigo 142 da Constituição Federal. Segundo eles, a última eleição presidencial foi fraudulenta.

Para aqueles que votaram em Lula – candidato vencedor – as manifestações visam um golpe de estado que Jair Bolsonaro – candidato derrotado – estaria tramando nos bastidores.

Os esquerdistas afirmam que Bolsonaro não soube perder a disputa eleitoral e está apelando.

As descrições citadas nos três últimos parágrafos refletem os comentários que circulam nas redes sociais do pessoal de esquerda e nos noticiários tradicionalmente progressistas.

Tentaremos abaixo dar um parecer que ajude-nos a vermos os fatos com mais clareza.

Justificativas Nebulosas do STF

Lula teve seu processo anulado a partir de uma interpretação questionável. Segundo o STF, o processo foi realizado numa região indevida: Curitiba. E isso fez com que Lula voltasse ao seu estado natural de inocente.

É bem estranho a argumentação que sugere anulação de todas as provas contra Lula. Bastaria preservar as provas obtidas durante as investigações e analisá-las na região devida: Brasília. No entanto, isso não aconteceu.

O trabalho do Ministério Público e da Polícia Federal foram jogados no lixo, como se eles nunca tivessem existido. Tal atitude parece um golpe institucional.

Houve Favorecimento Judicial?

Meses depois da anulação de seu processo ser efetivado, o “descondenado” Lula disputou a eleição presidencial e sagrou-se campeão.

É perfeitamente compreensível a revolta dos bolsonaristas. Lula chegou a disputa presidencial de modo duvidoso.

O equívoco dos bolsonaristas foi não terem se manifestado à época da anulação dos processos de Lula, do modo como se manifestam agora.

O momento atual parece inoportuno para manifestações contestatórias, porque passa a ideia de que os bolsonaristas não aceitaram a derrota nas urnas.

A crença de que Bolsonaro seria reeleito ofuscou a estratégia de seus apoiadores. A derrota trouxe desespero a eles.

3° Turno Entre As Diferentes Narrativas

A esquerda continuará insistindo que Lula ganhou as eleições honestamente e, portanto, deve ter liberdade para governar.

A direita, por sua vez, gritará para quem quiser ouvir que Lula deve ser deposto de seu cargo o mais rápido possível, pois ele foi favorecido judicialmente.

Essa guerra de narrativas deve permanecer ao longo de todo o mandato de Lula. O 3° turno começou e não tem previsão de encerramento.

APOIE GAZETA LIBERTÁRIA

Contamos com a generosidade de nossos doadores para tornar tudo isso possível. Desejamos publicar nosso conteúdo diariamente para todos, semeando o libertarianismo. Apoie nosso grupo de escritores. 

CONTRIBUIR

spot_img

CONFIRA