Lugano segue os passos de El Salvador na adoção do Bitcoin

lugano suiça tether cripto bitcoin

Com o objetivo de se tornar a capital européia do Bitcoin, Lugano na Suíça, formou uma parceria com a empresa Tether, emissora de stablecoins, para estabelecer o Bitcoin, o Tether e o próprio LVGA Points (token de Lugano) como moeda corrente legal na cidade.

A mudança vai muito além das ações de várias outras cidades suíças que há algum tempo aceitam criptomoedas para pagamento de impostos. Um pouco semelhante a El Salvador, a cidade suíça – além de permitir o uso de criptomoedas para pagar impostos – tem como objetivo que todos os negócios locais usem criptomoedas para as transações cotidianas sem problemas (em El Salvador, só o Bitcoin se qualifica).

No evento “Plan B” nessa quinta-feira (03), que foi apresentado pelo prefeito de Lugano, Michele Foletti, a mudança foi descrita como uma legalização “de facto”, já que o franco suíço certamente continuará sendo a moeda corrente legal em Lugano e em outros lugares da Suíça.

Também foram anunciados no “Plan B” os planos para o Fórum Mundial Bitcoin, a ser realizado em Lugano nos dias 26 e 28 de outubro.

Lugano é a nona maior cidade da Suíça, com pouco mais de 62.000 habitantes e está localizada na parte sul do país, de língua italiana.

Nota: Sendo fruto de uma intervenção estatal, tal iniciativa deve ser vista com cuidado, ao mesmo tempo em que deve ser vista pelo lado positivo, como um sinal de que as criptomoedas estão sendo cada vez mais reconhecidas como formas de pagamento, ativos promissores, reserva de valor, proteção etc.

Interessado em criptomoedas? Conheça nosso guia.

Texto por Stephen Alpher. Traduzido e adaptado por Gazeta Libertária (Isabel).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pavel Durov
Criptomoedas

O CEO do Telegram, Pavel Durov, diz que mantém algumas centenas de milhões de dólares em bitcoin há 10 anos

Durante uma entrevista com Tucker Carlson, que foi ao ar na terça-feira, o cofundador e CEO do Telegram, Pavel Durov, disse que manteve algumas centenas de milhões de dólares em moeda fiduciária ou bitcoin nos últimos 10 anos. Em resposta a uma pergunta sobre o fato de a plataforma de mensagens criptografadas não aceitar dinheiro […]

Leia Mais
Lula imposto sobre o Bitcoin
Criptomoedas

Governo Lula quer aumentar para 22,5% os impostos para todos os usuários de Bitcoin no Brasil

O governo Lula anunciou que pretende aumentar os impostos para todos os usuários de criptomoedas em até 22,5%. Segundo o governo, a proposta não é criar um novo imposto, mas aumentar ainda mais as taxas para os usuários que possuem criptoativos. A ideia é ‘fechar o cerco’ com àqueles que estão usando criptoativos para driblar […]

Leia Mais
Halving do Bitcoin
Criptomoedas

O halving do Bitcoin está cada vez mais próximo, com menos de 2.900 blocos restantes

No momento, restam menos de 2.900 blocos até o próximo halving do Bitcoin. Para compreender o conceito de halving, é bom entender primeiro como surgem os novos bitcoins, principalmente por meio do processo de mineração de bitcoins. Isso envolve entidades, conhecidas como mineradores, que validam blocos repletos de transações que aguardam confirmação. Em sua busca […]

Leia Mais