A reação negativa do público diante do monitoramento da Receita Federal sobre as transações no PIX vem preocupando o governo Lula. Como resposta, o governo petista vem desviando a atenção do público para o desmentimento de fake news em torno da nova regra, enquanto a preocupação real do público está para além do que afirmam as fake news rebatidas pelo governo.
Desvio do foco principal
Assim que o público começou a reagir negativamente à nova regra da RF em que as transações no PIX seriam monitoradas, o governo Lula e a grande mídia a ele apadrinhada começaram a tentar desviar a atenção do público para o “combate” às fake news em torno da nova regra. A atitude, no entanto, é apenas uma tentativa desesperada do governo petista de desviar a discussão para o que realmente importa ao público: muitos brasileiros não estão mais dispostos a pagar impostos e já fazem o possível para não pagar.
De fato, as transações em PIX não serão tributadas, como várias fake news afirmam. Mas isso está longe de ser preocupação de boa parte do público. Boa parte do público já sabe que a nova regra não se trata disso. Eles estão preocupados com o fato da RF monitorar suas transações no PIX (acima de R$ 5 mil para pessoas físicas e acima de R$ 15 mil para pessoas jurídicas) e com isso a RF descobrir sua verdadeira renda e receitas e tributá-los.
Sim, grande parte da população brasileira faz o que pode para sonegar impostos, principalmente aqueles que atuam no que os legalistas chamam de “informalidade”. E o governo Lula sabe muito bem disso, tanto que tentou apaziguar o público afirmando que a nova regra serve apenas para pegar os “grandes sonegadores”.
Em primeiro lugar, Lula evoca aquele velho raciocínio populista de esquerda de que os ricos devem ser taxados (como se eles não tivessem direito a manter seu próprio dinheiro consigo mesmo). E, em segundo lugar, Lula quer realmente que o público acredite que esse monitoramento não visa todos aqueles que possuem renda passível de ser tributada.
Muitos brasileiros estão acordando
A maior preocupação do governo Lula neste momento é com o fato de que muitos brasileiros estão dispostos a sonegar impostos e que farão o possível para conseguir isso. Ele sabe que taxar somente os ricos não irão adiantar para manter os gastos exorbitantes do seu governo. Por isso, ele precisa desesperadamente fazer a classe média e os trabalhadores que ganham mais de 2 salários acreditarem que a nova regra não é sobre eles.
Por sua vez, grande parte da classe média e das pessoas que ganham mais de 2 salários já entendem que não tem nada a ganhar pagando grande parte de sua renda ou receita em impostos e que por isso fazem o possível para sonegá-los. Por mais que tal postura não se deva a uma reflexão genuína de que imposto é roubo, isso já é um ótimo sinal para o libertarianismo brasileiro de que uma resistência fiscal pode estar à vista.
O conteúdo deste artigo está livre de restrições de direitos autorais e de direitos conexos. Sinta-se livre para copiar, modificar, distribuir e executar o trabalho, mesmo para fins comerciais, tudo sem pedir permissão.