Ao que parece, o temor que o ministro do STF, Alexandre de Moraes, impunha às Big Techs está com os dias contados: o CEO da Rumble, Chris Pavlovski, disse em uma publicação no X que o Rumble não cumprirá as ordens ilegais de Moraes. Ele também afirmou que ele e o ministro se veriam no tribunal, em referência ao processo movido contra o ministro. 

Abaixo, a publicação de Chris Pavlovsky no X, surpreendentemente em português brasileiro:

A publicação de Pavlovski vem em meio a uma crescente resistência das Big Techs contra Alexandre de Moraes. A postura de Pavlovski e dos demais CEOs das Big Techs, como Mark Zuckerberg da Meta, pode ser um reflexo de um maior sentimento de segurança em se enfrentar o judiciário brasileiro inspirado pela “Era Trump”.

Além disso, Pavlovski também moveu um processo contra Alexandre de Moraes, acusando-o de violar a Constituição dos EUA ao exigir o banimento de vários canais e conteúdos na plataforma.

O CEO da Rumble já tinha um histórico de resistência contra o STF, onde, após várias exigências de censura impostas por Moraes a vários influenciadores do Rumble, optou por retirar a plataforma completamente do ar no Brasil em agosto de 2023. Pavlovski preferiu tomar essa do que continuar censurando usuários de sua plataforma.

E junho de 2023, o Rumble havia recebido ordens de Moraes para banir o canal do influencer Monark da plataforma. A Rumble decidiu recorrer e pediu que Moraes reconsiderasse a situação, pedindo que, no lugar do banimento, a plataforma apenas deletasse os vídeos do influencer que o ministro considerasse “problemáticos”.

Com a insistência de Moraes no banimento, Rumble acabou acatando e deletando o canal do Monark. Não demorou muito, e uma vez estando nos EUA e com a Rumble fora do ar no Brasil e fora da jurisdição do país, pôde voltar com um novo canal.

Neste mês de fevereiro deste ano, o Rumble voltou ao ar no Brasil, sinalizando que Plavloviski está disposto a enfrentar Alexandre de Moraes sem medo.


Anúncio

Image

O conteúdo deste artigo está livre de restrições de direitos autorais e de direitos conexos. Sinta-se livre para copiar, modificar, distribuir e executar o trabalho, mesmo para fins comerciais, tudo sem pedir permissão.

Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *