Após duas semanas se opondo às ordens de Moraes para bloquear contas de pessoas declaradas pelo ministro como “inimigos da democracia”, Elon Musk cede e decide acatar as solicitações. Segundo Musk, o objetivo com tal medida é fazer o X voltar a funcionar normalmente no Brasil, já que o mesmo estava com o acesso bloqueado no país por ordens de Moraes. 

A decisão de Musk é um golpe duro para aqueles que apostavam nele como um bastião da defesa da liberdade de expressão. É compreensível que Elon Musk não esteja disposto a ir tão longe nessa sua batalha contra Moraes, ainda mais com tanto dinheiro em jogo, já que os brasileiros estão entre os maiores usuários do X no mundo e são uma importante fonte de lucros com visualização de anúncios na plataforma.

No entanto, isso também mostra que Musk não leva a luta pela liberdade de expressão tão a sério quanto o seu próprio bolso. E aqui não está se criticando a busca pelo lucro. Não há socialistas anti-lucro aqui. Mas se os opositores da tirania do STF querem realmente driblar sua censura e repressão, não podem depender de alguém que não esteja disposto a ir tão longe por ela.

Se você realmente quer uma rede social que garanta sua liberdade de expressão, recomendo o Nostr. Em breve faremos um tutorial sobre ela. Até lá, veja este, este e este se já quiser começar.


Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *