Lula é chamado de “decepção” em jornal esquerdista francês

Lula capa da revista Liberátion

Em uma publicação feita nessa sexta-feira (23) durante a visita do presidente Lula em Paris (França), o jornal de cunho esquerdista Liberátion acusou o petista de ser uma “decepção” e “falso amigo do Ocidente”. A edição da revista deste mês vinha com o título “Lula, la decepção”.

A revista afirma sobre Lula que ele “era esperado como um messias, mas sua imagem ficou um pouco manchada”. Dentre outras críticas, está a sobre a Lula em relação à guerra na Ucrânia.

“O presidente brasileiro não é o precioso aliado que imaginávamos. Especialmente quando se trata de condenar ao ostracismo o novo pária do Ocidente: a Rússia, culpada por uma intolerável invasão na Ucrânia. Como o resto da América Latina, que ele pretende representar no cenário internacional, Lula condena, mas não sanciona. Pior: ele assegura que a responsabilidade também está no fato do Ocidente reivindicar apoio incondicional a Kiev”

disse a publicação

Outra crítica feita ao petista pelo Liberátion, foi sobre o convite que presidente Lula fez em maio ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, para uma reunião entre líderes da América do Sul em Brasília.

O Liberátion também criticou o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul, que foi fortemente defendido por Lula. Segundo a revista a promoção de exportações da agropecuária defendida por Lula no acordo vai contra o compromisso do presidente brasileiro com a preservação do meio ambiente.

Esquerda progressista cada vez mais decepcionada com Lula

Nos últimos meses a esquerda progressista – tanto nacional quanto internacional – vem se desiludindo com o presidente Lula. Achava-se que com a eleição dele as políticas da esquerda progressista seriam levadas adiante.

No fim, para azar desta mesma esquerda, Lula só falava o que queriam ouvir, para receber apoio para sua eleição. Como Lula já se elegeu, não precisa mais fingir ser o presidente “conscientizado” que a esquerda progressista achava que ele fosse.

E isso ficou claro em episódios como o da crítica da BBC (com um forte viés de esquerda progressista) aos projetos de Lula que vão na contramão da agenda ambientalista.

Sua preocupação é com sua base eleitoral histórica e em atingir uma nova base. E acima de tudo, fazer o que estiver ao seu alcance para conseguir isso. Que para os políticos é tudo o que importa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calçada da Fama do Judiciário
Política

A Calçada da Infâmia do Judiciário

Na última quarta-feira, o presidente do TJ-PE (Tribunal de Justiça de Pernambuco), o desembargador Ricardo Paes Barreto informou que a ideia pretenciosa de construir uma calçada da fama para o Judiciário na Corte havai sido “afastada”. O jurista havia sugerido o projeto em entrevista ao jornalista João Alberto, da TV Jornal, no sábado (20/04/2024). A […]

Leia Mais
Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais
Lula Macron Urânio
Política

Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil. O acordo é de grande interesse para o governo francês, […]

Leia Mais