Lula é chamado de “decepção” em jornal esquerdista francês

Lula capa da revista Liberátion

Em uma publicação feita nessa sexta-feira (23) durante a visita do presidente Lula em Paris (França), o jornal de cunho esquerdista Liberátion acusou o petista de ser uma “decepção” e “falso amigo do Ocidente”. A edição da revista deste mês vinha com o título “Lula, la decepção”.

A revista afirma sobre Lula que ele “era esperado como um messias, mas sua imagem ficou um pouco manchada”. Dentre outras críticas, está a sobre a Lula em relação à guerra na Ucrânia.

“O presidente brasileiro não é o precioso aliado que imaginávamos. Especialmente quando se trata de condenar ao ostracismo o novo pária do Ocidente: a Rússia, culpada por uma intolerável invasão na Ucrânia. Como o resto da América Latina, que ele pretende representar no cenário internacional, Lula condena, mas não sanciona. Pior: ele assegura que a responsabilidade também está no fato do Ocidente reivindicar apoio incondicional a Kiev”

disse a publicação

Outra crítica feita ao petista pelo Liberátion, foi sobre o convite que presidente Lula fez em maio ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, para uma reunião entre líderes da América do Sul em Brasília.

O Liberátion também criticou o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul, que foi fortemente defendido por Lula. Segundo a revista a promoção de exportações da agropecuária defendida por Lula no acordo vai contra o compromisso do presidente brasileiro com a preservação do meio ambiente.

Esquerda progressista cada vez mais decepcionada com Lula

Nos últimos meses a esquerda progressista – tanto nacional quanto internacional – vem se desiludindo com o presidente Lula. Achava-se que com a eleição dele as políticas da esquerda progressista seriam levadas adiante.

No fim, para azar desta mesma esquerda, Lula só falava o que queriam ouvir, para receber apoio para sua eleição. Como Lula já se elegeu, não precisa mais fingir ser o presidente “conscientizado” que a esquerda progressista achava que ele fosse.

E isso ficou claro em episódios como o da crítica da BBC (com um forte viés de esquerda progressista) aos projetos de Lula que vão na contramão da agenda ambientalista.

Sua preocupação é com sua base eleitoral histórica e em atingir uma nova base. E acima de tudo, fazer o que estiver ao seu alcance para conseguir isso. Que para os políticos é tudo o que importa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Haddad afirma que memes que estão criando sobre ele são baseados em “desinformação”

Os memes feitos em crítica ao aumento de impostos atribuído ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), estão tomando conta da internet no Brasil. O ministro, porém, afirma que tais memes em crítica a ele são baseados em “desinformação“. Os memes Após a criação de novos impostos, o ministro Haddad se tornou alvo de diversos […]

Leia Mais
Política

Aumenta a pressão sobre Biden para que ele repense sua candidatura

Na quarta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, viu crescer a pressão para que reconsiderasse sua candidatura à reeleição, que é questionada tanto por membros de seu partido quanto por apoiadores importantes, como o ator George Clooney. Em meio à cúpula da OTAN, que de terça a quinta-feira reúne em Washington os chefes de […]

Leia Mais
Política

O Fórum Econômico Mundial ainda está conspirando contra sua liberdade

Em janeiro passado, a elite da humanidade se reuniu novamente em Davos, na Suíça, para planejar o resto de nossas vidas. Os líderes do Fórum Econômico Mundial (FEM) são moralmente superiores porque se dedicam a destruir sua liberdade de salvar a Terra ou, pelo menos, proteger o habitat das plantas. Sessenta chefes de governo de […]

Leia Mais