Após a Receita Federal anunciar que transações acima de R$ 5 mil seriam monitoradas, vários estabelecimentos passaram a anunciar que não aceitariam mais pagamentos em Pix, débito ou cartão de crédito. Somente pagamento em espécie. Estaríamos testemunhando um movimento de resistência fiscal no Brasil?
Resistência fiscal?
Nos últimos dias, logo após a RF anunciar que até mesmo transações em Pix acima de R$ 5 mil seriam monitoradas, vários estabelecimentos passaram a não aceitar nenhum pagamento em Pix, cartão de crédito ou de débito, com o pagamento em espécie sendo a única forma aceita.
Registros de placas com tais avisos tomaram conta das redes sociais nos últimos, com alguns comentários até mesmo dando apoio à iniciativa, o que refletiria uma crescente indignação contra o imposto, como o exemplo abaixo:
Ao mesmo tempo, também houve comentários de pessoas defendendo que estabelecimentos que tomem tal iniciativa sejam denunciados. A postura parte obviamente de pessoas ainda zumbificadas pelo estado e acham que imposto (que é roubo) é algo legítimo:
Fake news?
O governo Lula e a grande mídia a ele associada não tardaram em acusar a afirmação de que as transações feitas no Pix seriam taxadas. Em um vídeo publicado no X, Lula faz uma doação no Pix para seu time, Corinthians, enquanto afirma que a transação feita por ele de 1.013,00 reais não seria tributada.
Veja o vídeo:
De fato, as transações no PIX não serão taxadas. No entanto, a nova regra da RF está longe de ser inofensiva. Para aqueles que acreditam na “legitimidade” do estado e que sonegação fiscal seja crime, a medida pode não ser um problema, sendo até mesmo vista como algo positivo.
No entanto, para aqueles que o estado é o crime institucionalizado e que imposto é roubo, a nova regra da RF é apenas mais uma forma do estado evitar que pessoas escapem de suas garras. O monitoramento das transações no PIX servirão para a RF verificar se empresas pu indivíduos estão tentando esconder seus verdadeiros rendimentos ou renda afim de evitar para impostos. Algo que a própria RF admite.
Imposto é roubo e sonegar é legítima defesa!
Apesar da tentativa desesperada do governo Lula e da grande mídia convencer o público de que não precisa se preocupar com o monitoramento das transações no PIX, muitos brasileiros já estão entendendo que a nova regra da RF servirá para garantir que eles não escapem do fisco.
Os estabelecimentos que estão evitando pagamentos em PIx e cartão de crédito ou débito são exatamente os que cada vez mais querem evitar deixar algo para o governo, talvez entendendo mais e mais que eles têm o direito de manter seu dinheiro consigo mesmo. Ou talvez apenas estejam revoltados com os impostos do governo Lula.
De todo modo, estamos testemunhando uma possível resistência fiscal, e os envolvidos não colhem frutos apenas para si, mas também ajudam aqueles que querem realizar seus pagamentos sem serem monitorados pela RF.
O conteúdo deste artigo está livre de restrições de direitos autorais e de direitos conexos. Sinta-se livre para copiar, modificar, distribuir e executar o trabalho, mesmo para fins comerciais, tudo sem pedir permissão.