Fedcoin: começa com um teste

Fedcoin

Uma sociedade sem dinheiro seria o prego no caixão para a liberdade, oferecendo a centralização, com a qual Marx só poderia sonhar. A existência de um backdoor governamental ou spyware torna-se uma possibilidade real, e dado o histórico do Estado, uma probabilidade real. E o Fedcoin promete isso. E com isso, é claro, a capacidade de rastrear, congelar e até mesmo fixar datas de vencimento em dinheiro, será vendida como “características” para proteger o público.

Quanto aos 5,9 milhões de americanos considerados “não bancários“, ou seja, aqueles que não têm contas correntes ou de poupança, (os pobres, fracos e vulneráveis) podem esperar que a vida se torne mais difícil. Este é o preço que pagamos pela intervenção no mercado livre.

No início da semana, o Federal Reserve Bank de Nova York fez o anúncio :

Membros da comunidade bancária dos EUA lançam prova de conceito para uma plataforma regulamentada de liquidação de ativos digitais

A explicação só pode fazer sentido para aqueles bem versados ​​em tecnologia criptográfica:

Membros da comunidade bancária dos EUA anunciaram hoje o lançamento de um projeto de prova de conceito (PoC) que irá explorar a viabilidade de uma plataforma de dinheiro digital interoperável conhecida como a rede de responsabilidade regulada (RLN). Utilizando tecnologia de livro razão distribuído, a plataforma proposta criaria oportunidades de inovação para melhorar os acordos financeiros e incluiria a participação de bancos centrais, bancos comerciais de vários tamanhos e bancos não-bancários regulamentados.

Basicamente, o Fedcoin está avançando e agora está em fase de testes:

O PoC de 12 semanas testará uma versão do projeto do RLN que opera exclusivamente em dólares americanos onde os bancos comerciais emitem dinheiro digital simulado ou “fichas” – representando os depósitos de seus próprios clientes – e liquidam através de reservas simuladas do banco central em um livro-razão compartilhado e distribuído por várias entidades.

Algumas das maiores instituições financeiras estão envolvidas neste programa de 12 semanas:

BNY Mellon, Citi, HSBC, Mastercard, PNC Bank, TD Bank, Truist, U.S. Bank e Wells Fargo.

Mais:

A tecnologia está sendo fornecida pela SETL com Ativo Digital, alimentada pela Amazon Web Services. Swift, o provedor global de serviços de mensagens financeiras, também está participando da iniciativa para apoiar a interoperabilidade em todo o ecossistema financeiro internacional.

De Bitcoin a Dogecoin, parece haver pouca esperança a longo prazo para aqueles que amam privacidade e autonomia quando as maiores corporações e empresas fintech trabalham com o Federal Reserve para lançar uma Moeda Digital do Banco Central (CBDC).

Você gostaria de saber quem mais está trabalhando com o Fed para o lançamento do Fedcoin? Cortesia da Coindesy Coindesk:

Sam Bankman-Fried, ex-CEO da FTX, foi, até a semana passada, um grande doador político – ele doou US$ 5,2 milhões à campanha presidencial do presidente americano Joe Biden e gastou outros US$ 40 milhões apoiando principalmente os candidatos democratas antes das eleições de meio de novembro – e uma figura influente em Washington.

Bankman-Fried reuniu-se regularmente com reguladores e legisladores, ponderando sobre como a indústria de criptografia deveria ser regulada. Ele foi um apoiador vocal de um projeto de lei, em particular: a Lei bipartidária de Proteção ao Consumidor de Commodities Digitais (DCCPA), um projeto de lei ainda em tramitação…

Sabemos que para certos CBDCs estão chegando, assim como mais regulamentação. E, dada a trajetória de ambos, uma sociedade sem dinheiro também está. O que é menos certo é se Sam Bankman-Fried, por sua culpabilidade no que pode ser um dos maiores furtos de todos os tempos, alguma vez verá pena de prisão.

Artigo escrito por Robert Aro publicado em Mises.org e traduzido e adaptado por @joaquim-gabriel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais
Lula Macron Urânio
Política

Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil. O acordo é de grande interesse para o governo francês, […]

Leia Mais
Lula e Maduro
Política

De forma inesperada, governo Lula endurece o tom contra governo Maduro na Venezuela

De forma inesperada, O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, tradicional aliado das gestões petistas. A repreensão do governo foi feita por meio de uma nota divulgada na última terça-feira (26/3), pelo Itamaraty, onde foi manifestada uma preocupação com o andamento das eleições […]

Leia Mais