Fedcoin: começa com um teste

Fedcoin

Uma sociedade sem dinheiro seria o prego no caixão para a liberdade, oferecendo a centralização, com a qual Marx só poderia sonhar. A existência de um backdoor governamental ou spyware torna-se uma possibilidade real, e dado o histórico do Estado, uma probabilidade real. E o Fedcoin promete isso. E com isso, é claro, a capacidade de rastrear, congelar e até mesmo fixar datas de vencimento em dinheiro, será vendida como “características” para proteger o público.

Quanto aos 5,9 milhões de americanos considerados “não bancários“, ou seja, aqueles que não têm contas correntes ou de poupança, (os pobres, fracos e vulneráveis) podem esperar que a vida se torne mais difícil. Este é o preço que pagamos pela intervenção no mercado livre.

No início da semana, o Federal Reserve Bank de Nova York fez o anúncio :

Membros da comunidade bancária dos EUA lançam prova de conceito para uma plataforma regulamentada de liquidação de ativos digitais

A explicação só pode fazer sentido para aqueles bem versados ​​em tecnologia criptográfica:

Membros da comunidade bancária dos EUA anunciaram hoje o lançamento de um projeto de prova de conceito (PoC) que irá explorar a viabilidade de uma plataforma de dinheiro digital interoperável conhecida como a rede de responsabilidade regulada (RLN). Utilizando tecnologia de livro razão distribuído, a plataforma proposta criaria oportunidades de inovação para melhorar os acordos financeiros e incluiria a participação de bancos centrais, bancos comerciais de vários tamanhos e bancos não-bancários regulamentados.

Basicamente, o Fedcoin está avançando e agora está em fase de testes:

O PoC de 12 semanas testará uma versão do projeto do RLN que opera exclusivamente em dólares americanos onde os bancos comerciais emitem dinheiro digital simulado ou “fichas” – representando os depósitos de seus próprios clientes – e liquidam através de reservas simuladas do banco central em um livro-razão compartilhado e distribuído por várias entidades.

Algumas das maiores instituições financeiras estão envolvidas neste programa de 12 semanas:

BNY Mellon, Citi, HSBC, Mastercard, PNC Bank, TD Bank, Truist, U.S. Bank e Wells Fargo.

Mais:

A tecnologia está sendo fornecida pela SETL com Ativo Digital, alimentada pela Amazon Web Services. Swift, o provedor global de serviços de mensagens financeiras, também está participando da iniciativa para apoiar a interoperabilidade em todo o ecossistema financeiro internacional.

De Bitcoin a Dogecoin, parece haver pouca esperança a longo prazo para aqueles que amam privacidade e autonomia quando as maiores corporações e empresas fintech trabalham com o Federal Reserve para lançar uma Moeda Digital do Banco Central (CBDC).

Você gostaria de saber quem mais está trabalhando com o Fed para o lançamento do Fedcoin? Cortesia da Coindesy Coindesk:

Sam Bankman-Fried, ex-CEO da FTX, foi, até a semana passada, um grande doador político – ele doou US$ 5,2 milhões à campanha presidencial do presidente americano Joe Biden e gastou outros US$ 40 milhões apoiando principalmente os candidatos democratas antes das eleições de meio de novembro – e uma figura influente em Washington.

Bankman-Fried reuniu-se regularmente com reguladores e legisladores, ponderando sobre como a indústria de criptografia deveria ser regulada. Ele foi um apoiador vocal de um projeto de lei, em particular: a Lei bipartidária de Proteção ao Consumidor de Commodities Digitais (DCCPA), um projeto de lei ainda em tramitação…

Sabemos que para certos CBDCs estão chegando, assim como mais regulamentação. E, dada a trajetória de ambos, uma sociedade sem dinheiro também está. O que é menos certo é se Sam Bankman-Fried, por sua culpabilidade no que pode ser um dos maiores furtos de todos os tempos, alguma vez verá pena de prisão.

Artigo escrito por Robert Aro publicado em Mises.org e traduzido e adaptado por @joaquim-gabriel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Homem tenta invadir residência oficial de Lula
Política

Tentativa de invasão a residência oficial de Lula no Palácio do Planalto

Na manhã deste sábado (24), houve uma tentativa de invasão do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente Lula (PT). O petista estava presente quando um carro tentou invadir o local. A informação foi publicada primeiramente pelo site de notícias Metrópolis, e confirmada pela acessoria do presidente da República. Segundo a assessoria de comunicação da […]

Leia Mais
China x Tawian
Política

Pequim anuncia manobras militares perto das ilhas de Taiwan

“Nunca houve algo como águas ‘restritas’ ou ‘fora dos limites’ nas zonas de pesca tradicionais do Estreito (de Formosa)”, disse Zhu Fenglian, porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado (o executivo chinês), segundo a agência de notícias oficial Xinhua. A porta-voz disse que o incidente “provocou indignação generalizada” na China e […]

Leia Mais
Política

Morre Alexei Navalny, um dos principais opositores de Putin

Em mais uma execução política, o líder da oposição russa, Alexei Navalny, morreu na prisão nesta sexta-feira. Navalny foi um dos mais vocais opositores do atual regime do Kremlin. A Gazeta Libertária havia escrito sobre sua mais recente condenação aqui. O serviço penitenciário da região disse que ele não se sentiu bem após uma caminhada […]

Leia Mais