O governo finlandês pretende acelerar o confisco de propriedades de cidadãos russos no país. Proprietários de apartamentos e casas de férias na Finlândia têm tido dificuldades para pagar suas despesas e impostos devido às sanções da União Europeia contra a Rússia.
A Finlândia também procura assumir o controle da maior arena de esportes e eventos de Helsinque, fechada desde o ano passado devido às sanções contra seus bilionários proprietários russos.
Segundo a ministra da Justiça da Finlândia, Leena Meri, as contas e despesas de manutenção não pagas estão causando problemas nos condomínios, devido às responsabilidades compartilhadas de despesas conjuntas. Mas, como a expulsão de proprietários russos devido a contas não pagas não é legal no momento sem a entrega de uma notificação oficial, o governo planeja flexibilizar suas regras. Se hoje é requerido a entrega de uma notificação pelos canais oficiais, após a mudança, a notificação eletrônica será suficiente.
A mudança visa retirar os processos do que a ministra chamou de um “impasse eterno”. Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia criticou o plano, declarando que a ação passará sem uma resposta adequada.
Traduzido e adaptado de Reuters