O que é o halving e como afeta o Bitcoin

Halving é uma redução na recompensa pela mineração subjacente no algoritmo Bitcoin. Portanto, se, por exemplo, os mineradores receberem agora 12,5 BTC para um bloco minerado, então, após o próximo halving, a recompensa será reduzida para 6,25 BTC.

O número de BTC é limitado e tal sistema garante que todos os Bitcoins não serão minerados antes de um determinado momento. Este é um modelo deflacionário, pois o poder de compra da moeda tende a crescer com o tempo já que não há expansão da base monetária, fazendo-a desvalorizar-se. Para entender sobre o conceito de base monetária, leia o primeiro episódio da nossa série sobre inflação e deflação.

Quando?

A emissão é limitada a 21 milhões de Bitcoins, dos quais 17,7 milhões já foram extraídos. Supõe-se que o último bloco será extraído em 2140. Mas, antes disso, estamos aguardando outra data significativa – o halving acima mencionado, que provavelmente ocorrerá em 22 de maio de 2020.

Quando o Bitcoin foi criado, todos os mineradores que extraíram um bloco receberam 50 BTC. Com o primeiro halving em 2012, quando a remuneração foi reduzida pela metade e chegou a 25 BTC. O halving seguinte ocorreu em 2016 e, desde então, os mineradores receberam 12,5 Bitcoins. O Halving ocorre a cada 210.000 blocos minerados. A extração dessa quantidade de moedas leva em média 4 anos. Leia sobre a mudanças na base monetária clicando aqui.

Última oportunidade?

De acordo com o trader de criptomoedas Josh Rager —  2019 será a última oportunidade para os investidores comprarem um Bitcoin inteiro. Depois disso, tudo o que os investidores podem contar são as frações da moeda (satoshis). Leia aqui 9 motivos para usar a criptomoeda.

A previsão do trader baseia-se no fato de que, após a redução da remuneração dos mineradores em 2020, o custo da criptomoeda aumentará. Ao mesmo tempo, em 2019, um especialista previu o fortalecimento do Bitcoin. Rager tem certeza de que comprar Bitcoins depois desse prazo será um problema. E em 2021, o ativo não será mais tão acessível.

No início de Abril, o estrategista técnico da Fundstrat, Robert Sluymer, disse que os investidores devem comprar mais Bitcoin depois de alguns dias em que o ativo digital sofreu uma pequena correção. Confira a matéria completa clicando aqui.

Como o halving afeta o Bitcoin

De acordo com Dmitry Masenko, um criptoanalista da LetKnow.News, a principal razão para tais expectativas de crescimento do Bitcoin está na psicologia comportamental humana. No entanto, mesmo que a taxa de crescimento após o corte pela metade aconteça, sua natureza é extremamente artificial.

Segundo ele, os mineradores estão motivados a manter o Bitcoin em um nível alto porque o nível de renda deles depende disso.

“Não há razões objetivas para o crescimento. Não haverá novos investidores, tampouco pode haver déficit de Bitcoin, já que, no momento, ele não cumpre nenhuma função econômica significativa e a demanda por ele é de muitas maneiras especulativa”, disse Dmitry Masenko.

Se reduzir pela metade afeta a taxa de Bitcoins, isso é insignificante. Várias políticas informativas e eventos da política regulatória, como a que fora pensada pelo G20 no mês passado, afetam muito mais o valor do ativo, disse o arquiteto blockchain e fundador da OnGrid, Kirill Varlamov.

“Se assumirmos que o preço do Bitcoin é determinado pela relação entre oferta e demanda, então a redução à metade afeta a mudança na oferta em apenas 2 vezes. Outros fatores, como mídia, são muito mais poderosos. Eu acho que se o aumento de preço ocorrer, será em menor grau devido à redução pela metade”, disse o especialista.

Portanto, reduzir pela metade influencia a volatilidade do Bitcoin insignificantemente, Kirill Varlamov tem certeza.

Embora o Bitcoin tenha um modelo deflacionário e, com o tempo, devido à diminuição do número de moedas em circulação, seu valor aumentará, a diminuição na remuneração das mineradoras não afeta particularmente o preço da criptocorrência.

Se o curso da primeira criptomoeda e cresce depois de 22 de maio de 2020, sua natureza provavelmente será manipuladora. Os mineradores tentarão manter o custo do Bitcoin em um nível suficiente para gerar renda. Ao mesmo tempo, notícias sobre mudanças na base regulatória de criptomoedas têm um efeito muito maior sobre a taxa BTC do que mudanças no algoritmo de produção de criptomoedas.


Escrito por: Annabella Lapshina
Traduzido por: João Gabriel (@jgcastro1985 )
Revisado por: Paulo Droopy (@PauloDroopy)

Leia o artigo original clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pavel Durov
Criptomoedas

O CEO do Telegram, Pavel Durov, diz que mantém algumas centenas de milhões de dólares em bitcoin há 10 anos

Durante uma entrevista com Tucker Carlson, que foi ao ar na terça-feira, o cofundador e CEO do Telegram, Pavel Durov, disse que manteve algumas centenas de milhões de dólares em moeda fiduciária ou bitcoin nos últimos 10 anos. Em resposta a uma pergunta sobre o fato de a plataforma de mensagens criptografadas não aceitar dinheiro […]

Leia Mais
Lula imposto sobre o Bitcoin
Criptomoedas

Governo Lula quer aumentar para 22,5% os impostos para todos os usuários de Bitcoin no Brasil

O governo Lula anunciou que pretende aumentar os impostos para todos os usuários de criptomoedas em até 22,5%. Segundo o governo, a proposta não é criar um novo imposto, mas aumentar ainda mais as taxas para os usuários que possuem criptoativos. A ideia é ‘fechar o cerco’ com àqueles que estão usando criptoativos para driblar […]

Leia Mais
Halving do Bitcoin
Criptomoedas

O halving do Bitcoin está cada vez mais próximo, com menos de 2.900 blocos restantes

No momento, restam menos de 2.900 blocos até o próximo halving do Bitcoin. Para compreender o conceito de halving, é bom entender primeiro como surgem os novos bitcoins, principalmente por meio do processo de mineração de bitcoins. Isso envolve entidades, conhecidas como mineradores, que validam blocos repletos de transações que aguardam confirmação. Em sua busca […]

Leia Mais