O vice-presidente do Bradesco revelou que os principais bancos locais lançariam uma plataforma blockchain única em 12 de junho, segundo um reporte do Cointelegraph Brasil

Mauricio Minas proferiu um discurso dedicado ao papel da blockchain no sistema financeiro global, falando no maior evento bancário e de tecnologia financeira da América Latina, o CIAB Febraban, em 11 de junho.

O vice-presidente do Bradesco revelou os planos das instituições bancárias locais para adotar em breve uma solução, ainda sem nome, de blockchain, acrescentando que vários bancos brasileiros vêm desenvolvendo aplicativos usando a tecnologia de contabilidade distribuída (TCD) ou distributed ledger technology (DLT) em inglês.

Falando no evento, Minas expressou confiança na tecnologia blockchain apesar de seu caráter nascente, insistindo que a tecnologia é capaz de “quebrar as barreiras tradicionais”, bem como mudar o comportamento do usuário e do sistema financeiro.

A notícia vem logo após o recente relatório sobre bancos brasileiros implementando uma solução padronizada de identidade de blockchain co-desenvolvida pelo banco central, o BACEN, e pela gigante global de tecnologia IBM.

Com base no DLT Hyperledger Fabric de código aberto, a solução de identidade será integrada ao Sistema de Pagamentos Brasileiro e será usada por todas as instituições bancárias e financeiras de todo o país.

Fonte: Cointelegraph

Leia também: