Fundadores da carteira de Bitcoin Samourai presos sob a acusação de facilitarem “lavagem de dinheiro”

Samourai Wallet

A última quarta-feira (24) foi um golpe duro para a comunidade Bitcoin e defensores da privacidade. Os fundadores da carteira de Bitcoin Samourai, Keonne Rodriguez e William Lonergan Hill, receberam ordem de prisão sob a acusação de “facilitarem a lavagem de dinheiro” por meio de sua ferramenta de coinjoin, o Whirlpool.

Keonne Rodriguez foi preso esta manhã e deverá ser apresentado hoje ou amanhã perante um juiz magistrado dos EUA no Distrito Ocidental da Pensilvânia. Já William Lonergan Hill foi preso esta manhã em Portugal com base nas acusações criminais dos EUA. O governo americano já exigiu a extradição de HILL para ser julgado nos Estados Unidos. O caso está atribuído ao juiz distrital dos EUA Richard M. Berman.

Sobre a Samourai Wallet

A carteira Samourai foi desenvolvida em 2015 com o foco de garantir maior privacidade aos usuários de Bitcoin. Seus fundadores e desenvolvedores sabiam da importância de manter as transações da Blockchain públicas e auditáveis, mas também sabiam de seu calcanhar de Aquiles: falta de anonimato real.

Para solucinar isso, os fundadores da Samourai desenvolveram uma série de ferramentas que permitem uma maior privacidade para o usuário, mesmo transacionando em uma blockchain com transações públicas e auditáveis, como a do Bitcoin.

Dentre elas, estão os paynyms, que permitem conectar usuários da Samourai e realizar transções privadas com endereços exclusivos para cad transação sem expor a chave pública mestre, e assim tornar o rastreamento mais difícil.

Também há a ferrmenta de coinjoin, Whirlpool, que permitia aos usuários mixarem suas transações embaralhando-as com a de outros usuários que utilizam a ferramenta. Com isso, ficaria mais difícil terceiros, inclusive agentes do governo, rastrearem as transações até seus donos.

E foi essa última ferramenta o motivo de prisão dos desenvolvedores da Samourai, já que ela permitia que transações proibidas pelo estado (incluindo aquelas que não pagam impostos) pudessem ser feitas com maior dificuldade de rastreamento pelos agentes do estado.

Como medida para aumentar a privacidade dos usuários ao utilizarem o Whirlpool e demais ferrramentas, a Samourai sempre recomendou que cada um rodasse seu próprio node da rede Samourai por meio do seu hardware, RoninDojo. Com isso, o usuário mantinha sua chave pública mestre sem ser exposta, evitando assim risco de rastreamento por parte de terceiros.

A questão do Whlerpool

O grande problema, é que os usuários que utilizavam o Whirlpool sem rodar seu próprio node no RoninDojo, tiveram suas chaves públicas mestres expostas nos servidores da Samourai, que agora estão sendo monitorados pelo governo americano, e com isso, correm o risco de serem rastreados.

O que os usuários da Samourai Wallet devem fazer

A seguir, instruções para a recuperação de todos os BTCs usando a Sparrow Wallet (para usuários da Samourai Wallet). Você pode precisar da versão 1.8.6-1 do Sparrow, que está disponível apenas para Linux no momento! (Você pode baixar todas as opções para a versão atual da Sparrow Wallet para Linux aqui

Para a versão 1.8.6 do Sparrow (Mac e Windows), você pode acessar “Settings” (Configurações) abaixo de “UTXOs” e, em seguida, “add account” (adicionar conta) para ver as guias do redemoinho.

Segue abaixo as instruções para migrar da Samourai Wallet para a Sparrow Wallet:

  • Instalar a carteira Sparrow-Importar carteira-Selecione palavras mnemônicas (BIP39)-Insira 12-24 palavras-Marque a caixa “Use Passphrase” (Usar senha) e clique em “yes” (sim)
  • Selecione “Discover Wallet” (Descobrir carteira)
  • Permitir que a carteira preencha totalmente o histórico de Tx-4 As guias no lado esquerdo da tela devem aparecer: “Deposit” (Depósito), “Premix” (Pré-mistura), “Postmix” (Pós-mistura), “Badbank” (Banco ruim) (consulte a nota acima se estiver na versão 1.8.6)
  • Cada uma dessas 4 guias tem uma seção subordinada intitulada “UTXOs”. Todas as moedas de cada uma das 4 guias devem estar na seção “UTXOs”Selecione os UTXOs que você deseja enviar e envie-os pelo canto inferior direito
  • Prossiga até a assinatura da transação (escolha as taxas do mempool com sabedoria, não se apresse)

Como os fundadores da Samourai Wallet foram descobertos?

Até o momento, não há nenhuma informação sobre como o governo americano descobriu as identidades de Keonne Rodriguez e William Lonergan Hill, fundadores e principais desenvolvedores da Samourai. No entanto, é provável que suas identidades tenham sido rastreados por meio das contas que utilizavam np serviço de hospedagem, cuja empresa era sediada na Islândia.

As autoridades estatais islandesas colaboraram com o governo americano e anudaram-no a apreender os servidores onde o site da Samourai Wallet estava hospedado.

Um golpe duro para a Comunidade Bitcoin

A prisão dos fundadores da Samourai, bem como a paralização das atividades da carteira são um duro golpe, não apenas para a comunidade Bitcoin, mas para todos os defensores da liberdade e da privacidade.

O governo americano está decidido a combater qualquer tentativa de ajudar os indivíduos a escaparem dos impostos e regulações estatais. No entanto, nem tudo está perdido. Além de ser possível para os usuários da Samourai migrarem para a Sparrow, ainda há carteiras tão boas quanto a Samourai foi, como a própria Sparrow e a Electrum, e que possuem ferramentas que garantem maior privacidade aos usuários.

Além disso, meses antes os fundadores da Samourai haviam deixado o código do protocolo da carteira aberta, o que pode abrir portas para novas versões da carteira, dessa vez descentralizadas, surgirem. Vamos aguardar os próximos episódios.

E acima de tudo, tal episódio serve para lembrarmos do quanto o Leviatã não está para brincadeira e que fará o possível para cercear nossas liberdades. Por isso, reforçar cada vez mais nossa privacidade e anonimato é mais do que importante. É necessário.


2 thoughts on “Fundadores da carteira de Bitcoin Samourai presos sob a acusação de facilitarem “lavagem de dinheiro”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Criptomoedas

Monero lidera os pagamentos no varejista on-line europeu Shopinbit em junho

O varejista on-line europeu Shopinbit, que oferece mais de um milhão de produtos, compartilhou no X esta semana que o monero (XMR) foi o método de pagamento dominante em junho. A postagem revelou que 74,54% de todas as transações foram liquidadas com monero, enquanto 23,64% foram pagamentos onchain BTC. A Shopinbit, uma varejista on-line criada […]

Leia Mais
Bitcoin
Criptomoedas

Passado x Presente — Examinando o histórico de correções do mercado em alta do Bitcoin

O Bitcoin (BTC) já viveu tempos melhores, e o recente declínio levou algumas pessoas a questionar se a corrida de alta chegou ao fim. Apesar disso, muitos continuam confiantes de que essa retração pode ser a primeira queda significativa antes que a principal criptomoeda atinja um novo recorde histórico. Em março, o investidor de longo […]

Leia Mais
Receita Federal - Bitcoin
Criptomoedas

Receita Federal apresenta nova ferramenta para monitorar criptomoedas

A Receita Federal agora irá utilizar uma nova ferramenta que pretende monitorar todas as transações de criptomoedas. A nova ferramenta foi apresentada durante o fórum técnico informal da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), na Suécia. Como justificativa para o uso de tal ferramenta, a Receita Federal alegou que a intenção é “colaborar […]

Leia Mais