Lançamento do livro “Código Libertário”

Código Libertário

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Os libertários criticam, com razão, os códigos legais feitos por membros do estado. Como todos aqui sabem, o estado não é uma instituição legítima, lastreada na ética de propriedade, nem mesmo é limitado e regido pelas leis do mercado, o que o torna propenso a abusos e ineficiências.

A legislação estatal é enorme. Se reunirmos todos os seus artigos, como fez um advogado trabalhista alguns anos atrás, ficaríamos impressionados com seu volume total. Detalhe: o que ele fez foi apenas compilar, e ainda de maneira não completa, a legislação tributária, excluindo toda a legislação adicional, que vai desde o processo penal às leis trabalhistas e de trânsito.

Um ambiente assim caracterizado gera instabilidades pela incerteza jurídica, bem como cria crimes sem vítima. Comum são as vidas ceifadas em decorrência da defesa de leis injustificáveis. A legislação do estado cria um gigantesco peso morto.

Como seria, então, um código de leis libertário? Os libertários há muito criticam as leis positivadas estatais, dando embasamento para o que seria o correto. Foi pensando nisso que decidi escrever um pequeno livro chamado ‘Código Libertário’ sobre o assunto. O projeto não pretendeu discorrer, como os anteriores, sobre os erros do estado em sua rotina de redação e aplicação de leis, mas de criar uma obra em formato de código legal, tendo como plano de fundo o contrato que seria assinado entre a cidade privada fictícia de Polaris e os cidadãos que nela pretendem viver.

Estabelecendo a aplicação de princípios em contexto estritamente privado, inicia com definições gerais e uma constituição libertária. Após, foram tratadas a legislação e processos jurídicos relacionados. O propósito dessa obra não é ser única ou completa, até para não limitar os tão importantes graus de liberdade dos participantes, mas uma referência a todos os que pretendem elevar seu entendimento sobre o assunto, bem como um importante guia para os que se encontram na posição de estabelecer uma forma alternativa de dinâmica social, baseada em princípios sólidos, com o objetivo de verdadeiramente se fazer justiça, algo imprescindível no âmbito das relações humanas civilizadas.

O livro está disponível pela UICLAP. Quem sabe, o próximo poderia ser pela Konkin 😉

Uma resposta para “Lançamento do livro “Código Libertário””

  1. Avatar de Roberto
    Roberto

    Magnífico! uma boa introdução para um livro que eu Roberto Coutinho Dos Santos do Perfil Eu sou um libertário terei o prazer de lê-lo. Libertário avante! O Voluntarismo irá proliferar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gabriel Camargo

Autor e tradutor austrolibertário. Escreve para a Gazeta com foco em notícias internacionais. Suas obras podem ser encontradas em https://uiclap.bio/GabrieldCamargo

One thought on “Lançamento do livro “Código Libertário””

  1. Magnífico! uma boa introdução para um livro que eu Roberto Coutinho Dos Santos do Perfil Eu sou um libertário terei o prazer de lê-lo. Libertário avante! O Voluntarismo irá proliferar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carlos Teixeira bullyng
Direito

Garoto de 13 anos que era vítima de agressão morre devido a ineficiência da escola estatal e do SUS

Um adolescente de apenas 13 anos chamado Carlos Teixeira, morreu de forma trágica na última terça-feira (16), após complicações respiratórias. A morte foi resultante de agressões que o garoto sofria, cuja escola foi incapaz de impedir. O hospital onde o garoto e o pai procuraram ajuda foram incompetentes em não terem tomado as providências necessárias […]

Leia Mais
Elon Musk Senado
Direito

Após críticas a Moraes e Lula, Elon Musk é convidado a falar em comissão do Senado

Após uma série de críticas dirigidas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Elon Musk, dono do X (antigo Twitter) foi convidado a participar de uma audiência pública na Comissão de Segurança do Senado. O convite foi aprovado em sessão realizada na terça-feira […]

Leia Mais
Elon Musk e Alexandre de Moraes
Direito

PF quer convocar representantes do X após críticas de Elon Musk a Moraes e Lula

Após críticas de Elon Musk a Lula e Alexandre de Moraes, a Polícia Federal (PF) quer convocar representantes do X (antigo Twitter) para prestar esclarecimentos sobre as ações do bilionário na plataforma. Investigadores afirmam que os depoimentos não têm data prevista. A medida é uma das estratégias da investigação da Polícia Federal, que apura se […]

Leia Mais