Projeto Libra pode representar riscos para os bancos, segundo Banco

O Banco de Compensações Internacionais (BCI), considerado o banco central dos bancos centrais, alertou que o projeto previsto pelo Facebook, Libra, poderia prejudicar o setor bancário.

O BCI publicou um relatório no domingo, dizendo que grandes empresas de tecnologia como Facebook, Amazon e Google poderiam “rapidamente estabelecer uma posição dominante”, graças à sua extensa rede de usuários. Embora essas empresas possam melhorar a inclusão financeira, elas também podem apresentar ameaças à estabilidade financeira, concorrência e proteção de dados, disse o BCI.

Os reguladores em todo o mundo, portanto, precisariam se coordenar para garantir “condições equitativas entre grandes empresas e bancos”. Eles também precisariam adotar uma abordagem “mais abrangente”, baseada em regulamentação financeira, política de concorrência e regulamentação de privacidade de dados, disse o BCI, acrescentando:

O objetivo deve ser responder à entrada de grandes empresas em serviços financeiros para se beneficiar dos ganhos, limitando os riscos. Como as operações de grandes técnicos abrangem perímetros regulatórios e fronteiras geográficas, a coordenação entre autoridades – nacionais e internacionais – é crucial.

O Facebook, juntamente com 27 sócios fundadores, revelou na semana passada um plano para uma criptomoeda de “baixa volatilidade” chamada Libra, com a intenção de servir aos não-bancarizados e facilitar as transferências de dinheiro de baixas taxas em todo o mundo. Espera-se que Libra vá ao ar no próximo ano, mas já enfrentou escrutínio de bancos centrais e políticos de todo o mundo. Por exemplo, Markus Ferber, um membro alemão do Parlamento Europeu, alertou que o Facebook poderia se tornar um “banco paralelo” e disse que os reguladores deveriam estar vigilantes. Legisladores americanos também querem parar a Libra de alguma forma, como noticiado anteriormente. Outro que se posicionou contrário à Libra foi alvo o ministro das Finanças da FrançaBruno Le Maire.

Fonte: The Block Crypto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pavel Durov
Criptomoedas

O CEO do Telegram, Pavel Durov, diz que mantém algumas centenas de milhões de dólares em bitcoin há 10 anos

Durante uma entrevista com Tucker Carlson, que foi ao ar na terça-feira, o cofundador e CEO do Telegram, Pavel Durov, disse que manteve algumas centenas de milhões de dólares em moeda fiduciária ou bitcoin nos últimos 10 anos. Em resposta a uma pergunta sobre o fato de a plataforma de mensagens criptografadas não aceitar dinheiro […]

Leia Mais
Lula imposto sobre o Bitcoin
Criptomoedas

Governo Lula quer aumentar para 22,5% os impostos para todos os usuários de Bitcoin no Brasil

O governo Lula anunciou que pretende aumentar os impostos para todos os usuários de criptomoedas em até 22,5%. Segundo o governo, a proposta não é criar um novo imposto, mas aumentar ainda mais as taxas para os usuários que possuem criptoativos. A ideia é ‘fechar o cerco’ com àqueles que estão usando criptoativos para driblar […]

Leia Mais
Halving do Bitcoin
Criptomoedas

O halving do Bitcoin está cada vez mais próximo, com menos de 2.900 blocos restantes

No momento, restam menos de 2.900 blocos até o próximo halving do Bitcoin. Para compreender o conceito de halving, é bom entender primeiro como surgem os novos bitcoins, principalmente por meio do processo de mineração de bitcoins. Isso envolve entidades, conhecidas como mineradores, que validam blocos repletos de transações que aguardam confirmação. Em sua busca […]

Leia Mais