De acordo com o Wikileaks, em novembro de 2008, 12 membros do Partido Nacional Britânico (BNP em inglês) foram presos por distribuírem panfletos racistas em Liverpool.

O Partido Nacional Britânico, ou BNP, é um partido nacionalista que, nos últimos anos, ganhou apoio devido à sua combinação de políticas anti-imigração e anti-globalização. O BNP, embora ocupe uma posição distante do centro político em muitos assuntos, é um partido político registrado que reivindica 50 membros eleitos do conselho no Reino Unido.

O panfleto, intitulado “O racismo divide os dois lados”, é um relato levemente sóbrio da violência dos imigrantes contra os cidadãos do Reino Unido. Embora tenha sido criado para promover políticas anti-imigração do BNP, e ocasionalmente exagerar o seu caso, é típico de material de campanha e, não pode ser considerado como qualquer tipo de incitamento.

Na semana passada, o Wikileaks divulgou uma lista confidencial de 12.801 membros e contatos do BNP e vários e-mails internos do BNP.

Veja a lista de membros e contatos do Partido Nacional Britânico, 2007-2008.