Relatório mostra que o USDT está sendo usado na Venezuela para facilitar acordos e evitar sanções

Empresas da Venezuela usam USDT para evitar sanções

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Empresas estariam usando USDT para evitar sanções na Venezuela

Enquanto o uso de stablecoins baseadas em dólar, como a USDT da Tether, em países como a Venezuela esteja principalmente relacionado à inflação e a desvalorização da moeda fiat, de acordo com a Chainalysis, um segundo caso de uso também foi descoberto recentemente. Relatórios de analistas locais afirmam que um pequeno número de empresas está usando USDT como método de pagamento para clientes e fornecedores estrangeiros, que temem usar meios de pagamento tradicionais devido ao risco de receber sanções.

De acordo com Juan Blanco, diretor da empresa de consultoria local Bitdata Consultants, muitas empresas não identificadas estão liquidando trocas comerciais usando USDT, com parte deste fluxo de caixa vindo de empresas localizadas na Ásia e na Rússia. Blanco afirmou:

“Há coisas que estão sendo produzidas na Venezuela com grande valor que são comercializadas em USDT. O pouco que é exportado, devido à questão do embargo deixa o país através do mecanismo livre e independente fornecido pela blockchain que permite efetuar pagamentos por bens e serviços.”

Luis Gonzalez, gerente da Cashea, um centro de financiamento local, afirmou que as sanções afetam as pequenas e medias empresas venezuelanas, mesmo quando estas não são contempladas em seu propósito operacional. González explicou:

“As sanções que nos restringem não estão relacionadas ao aspecto político. O acesso as transferências internacionais, a moeda e aos meios de pagamento dos fornecedores é limitado. Obviamente, a maioria dos pagamentos é feita no exterior e em moeda estrangeira. A única alternativa que temos tido é o uso do USDT.”

Cripto para Petróleo

Os relatórios sobre a possível implementação de criptomoedas para evitar sanções na Venezuela vêm de 2019, quando o banco central do país estava estudando o uso do Ethereum e do Bitcoin para pagar os fornecedores da PDVSA, a empresa petrolífera estatal, de acordo com a Bloomberg.

Mais recentemente, em outubro de 2022, o Departamento de Justiça indiciou cinco cidadãos russos e dois corretores de petróleo que estavam usando USDT como parte de um esquema para comprar equipamentos para os militares russos e vender petróleo venezuelano. A acusação alega que pelo menos uma venda de 500.000 milhões de barris de petróleo bruto poderia ter sido liquidada usando USDT.

Artigo escrito por Sergio Goschenko, publicado em News.Bitcoin.com e traduzido e adaptado por @rodrigo

Revolução Satoshi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Samourai Wallet
Criptomoedas

Fundadores da carteira de Bitcoin Samourai presos sob a acusação de facilitarem “lavagem de dinheiro”

A última quarta-feira (24) foi um golpe duro para a comunidade Bitcoin e defensores da privacidade. Os fundadores da carteira de Bitcoin Samourai, Keonne Rodriguez e William Lonergan Hill, receberam ordem de prisão sob a acusação de “facilitarem a lavagem de dinheiro” por meio de sua ferramenta de coinjoin, o Whirlpool. Keonne Rodriguez foi preso […]

Leia Mais
Pavel Durov
Criptomoedas

O CEO do Telegram, Pavel Durov, diz que mantém algumas centenas de milhões de dólares em bitcoin há 10 anos

Durante uma entrevista com Tucker Carlson, que foi ao ar na terça-feira, o cofundador e CEO do Telegram, Pavel Durov, disse que manteve algumas centenas de milhões de dólares em moeda fiduciária ou bitcoin nos últimos 10 anos. Em resposta a uma pergunta sobre o fato de a plataforma de mensagens criptografadas não aceitar dinheiro […]

Leia Mais
Lula imposto sobre o Bitcoin
Criptomoedas

Governo Lula quer aumentar para 22,5% os impostos para todos os usuários de Bitcoin no Brasil

O governo Lula anunciou que pretende aumentar os impostos para todos os usuários de criptomoedas em até 22,5%. Segundo o governo, a proposta não é criar um novo imposto, mas aumentar ainda mais as taxas para os usuários que possuem criptoativos. A ideia é ‘fechar o cerco’ com àqueles que estão usando criptoativos para driblar […]

Leia Mais