Um tribunal dos Estados Unidos adiou a sentença do fundador da Binance, Changpeng (CZ) Zhao, sobre a acusação de lavagem de dinheiro, de 23 de fevereiro para 30 de abril. Uma notificação do Tribunal Federal de Seattle não deu motivos para a decisão, e o advogado de Zhao, William Burck, supostamente se recusou a comentar sobre o caso.
A decisão do tribunal implica que CZ, um residente dos Emirados Árabes Unidos (EAU), passará mais dois meses nos EUA. Conforme relatado pelo Bitcoin.com News em novembro de 2021, CZ se declarou culpado de violar as leis de combate à lavagem de dinheiro dos Estados Unidos. Além disso, sua bolsa de criptomoedas também concordou em pagar uma multa de US$ 4,3 bilhões por supostamente violar os regulamentos contra lavagem de dinheiro e sanções.
Após sua confissão de culpa, Zhao posteriormente deixou o cargo de CEO da Binance e concordou em pagar uma multa de US$ 50 milhões.
A revelação do adiamento da sentença de CZ segue-se a reportagens da mídia no final de janeiro que revelaram a recusa do tribunal federal em aprovar sua viagem aos Emirados Árabes Unidos para “hospitalização e cirurgia”. O juiz teria rejeitado o pedido porque a “enorme riqueza” de CZ o tornava um risco de fuga.
Enquanto isso, alguns observadores acreditam que tanto a negação do tribunal ao pedido de CZ para viajar aos Emirados Árabes Unidos antes da sentença quanto o atraso indicam que o ex-CEO da Binance pode não evitar a pena de prisão.
Artigo escrito por Terence Zimwara publicado em News.Bitcoin.com e traduzido por Rodrigo