Tiradentes e o “Quinto dos Infernos”

Tiradentes

Hoje é dia de Tiradentes, revolucionário brasileiro que morreu por desafiar a Coroa Portuguesa e defender a independência do atual estado de Minas Gerais do restante do Brasil durante o movimento conhecido como Inconfidêcia Mineira.

Tal movimento surgiu da justa indignação da população mineira contra o imposto cobrado na época, que era 20% (um quinto) do ouro e diamantes encontrados. A indignação era tanta que o imposto foi chamado pela população de “Quinto dos Infernos”.

Óleo sobre tela de Leopoldino de Faria (1836-1911) retratando a Resposta de Tiradentes à comutação da pena de morte dos Inconfidentes.

Revoltados com a situação, Joaquim João da Silva Xavier, o Tiradentes, se juntou com outros rebeldes começou o movimento da Inconfidência Mineira. No entanto, o movimento foi duramente reprimido pela Coroa graças a contribuição de um traidor. Como resultado, os líderes do movimento foram deportados para colônias portuguesas na África.

Tiradentes ante o Carrasco. Obra de Rafael Falco. 1951.

Tiradentes, por sua vez, foi punido de forma brutal: além de ter sido ser morto na forca, Tiradentes teve seu corpo esquartejado e com os membros pendurados em postes em vários pontos. Ainda teve sua casa incendiada e com a terra salgada para que nada nascesse ali.

Martírio de Tiradentes, óleo sobre tela de Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo (1854 — 1916).

Tal forma bruta de punição serviu como alerta e intimidação para todos aqueles que tentassem se rebelar contra a Coroa.

Tiradentes Esquartejado, obra de Pedro Américo (1893; Museu Mariano Procópio).

Dois Quintos dos Infernos

Atualmente, quase 300 anos após a morte de Tiradentes e repressão da Inconfidência Mineira, brasileiros chegam a pagar 40% de sua renda em impostos. Isso equivale a Dois Quintos dos Infernos.

No entanto, diferente de Tiradentes e dos demais inconfidentes, maioria dos brasileiros mostra total submissão e passividade diante da estorsão estatal. Mesmo pagando bem mais em impostos. Em grande parte, isso se deve a doutrinação estatal realizada por meio das escolas e da mídia, que tentam justificar os impostos, afirmando que são “bons para o país”. O que sabemos não ser verdade.

Também há o fato – muito bem mostrado pelo filósofo e economista Hans-Hermann Hoppe em sua obra ‘Democracia, O Deus Que Falhou‘ – de que a democracia apaga a percepção do público sobre o fato de que os governantes são parasitas. Diferente da monarquia, onde o monopólio exclusivo do rei sobre o governo era mais perceptível.

A ilusão de que na democracia “todos governam” anula o espírito revoltoso da população.

Mas se você até agora, antes de ter lido este artigo, não sabia que o estado é uma insituição parasitária e criminosa, e que imposto é roubo, fique ciente disto a partir de hoje. E para você que já sabe de tudo isso, persevere nesta afirmação, e a leve a todos os indivíduos pacíficos e justos estas verdades irrefutáveis: imposto é roubo e o estado é uma quadrilha!


GOSTA DO NOSSO TRABALHO? CONSIDERE UMA DOAÇÃO

Com sua contribuição, poderemos nos dedicar integralmente a nossa missão de levar notícias e informação para o público, de forma transparente e livre do viés estatista da grande mídia, e em total defesa da liberdade

One thought on “Tiradentes e o “Quinto dos Infernos””

  1. Neste excelente texto cabe destacar 3 frases, que eu concordo totalmente! São as seguintes:
    ————————–
    “A ilusão de que na democracia “todos governam” anula o espírito revoltoso da população.”
    **
    “imposto é roubo”
    **
    “o estado é uma quadrilha!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Samourai Wallet
Ética

A prisão de desenvolvedores de carteiras Samourai mostra que o governo dos EUA odeia privacidade e liberdade

Em 24 de abril, dois desenvolvedores líderes da Samourai Wallet (SW), a carteira centrada na privacidade mais avançada do ecossistema bitcoin, foram presos e acusados de crimes de lavagem de dinheiro e violações na transmissão de dinheiro por ordem do Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ). Este é apenas o mais recente ataque de […]

Leia Mais
Caminhão do MTST
Ética

Caminhão do MTST que levava marmitas para desabrigados no RS é apreendido por estar com IPVA vencido

Na última segunda-feira, um caminhão do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) que transportava marmitas para desabrigados em Porto Alegre foi guinchado pela Brigada Militar. Segundo a BM, o veículo foi apreendido na Avenida Bento Gonçalves por estar com o IPVA, o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotores, vencido. O ocorrido foi divulgado no […]

Leia Mais
William Ling
Ética

Família Ling quer reconstruir pontes e estradas no Rio Grande do Sul

A família Ling — cujo patriarca começou a vida do zero e fez fortuna no Rio Grande do Sul — se comprometeu a doar R$ 50 milhões para obras emergenciais de infraestrutura. A iniciativa visa ajudar as comunidades a reconstruírem pontes e estradas destruídas pelas inundações. “Quando meu pai chegou no Rio Grande do Sul […]

Leia Mais