17 anos de prisão por atentar contra a “sacrossanta” democracia

Aécio preso por 17 anos

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou hoje (13) pela condenação do réu Aécio Lúcio Costa Pereira a 17 anos de prisão em regime fechado. Seu crime? Atentar contra a “sacrossanta” democracia. Junto a diversos bolsonaristas insatfeitos com o resultado das eleições de 2022, Aécio participou da invasão e depredação dos prédios que representam os 3 poderes em Brasília.

Ainda de acordo com o voto de Moraes, o acusado deverá pagar solidariamente com outros acusados o valor de R$ 30 milhões pelos prejuízos causados pela depredação. No entanto, ainda caberá recurso contra a decisão. Motaes também acusou Aécio de fazer uma doação de R$ 380 ao grupo “patriotas”, que o ministro afirmou ser “composto por pessoas que defendem intervenção militar.

O advogado de Aécio por sua vez rebateu as acusações do ministro e afirmou que seu julgamento é de caráter político.

Risco de um golpe militar?

O atual governo, junto ao STF e TSE, tomou tais ataques como um “atentado à democracia”, e que o intuito dos invasores seria instigar às Forças Armadas a instituir outro golpe militar. Independente dessa ter sido ou não a intenção de todos os manifestantes no dia 8 de janeiro, o fato é que as Forças Armadas não articularam nenhum golpe e durante todo o tempo em que os bolsonaristas mais radicais incitaram que os militares intervissem de alguma forma, os mesmo permaneceram indiferentes à tais exigências.

Se não havia risco algum de um golpe militar, qual a preocupação de Moraes e do STF? Aparentemente , nenhuma. Mas tal risco ilusório é uma excelente ferramenta para o atual governo, o STF e o TSE usar para acusar qualquer oposição que for feita à eles de “antidemocrático”. E com isso, podem vender a ideia de que a única saída para tamanho perigo seja a sociedade confiar cegamente neles.

A sacralização da democracia

A sacralização da democracia que vem sendo construída pelo governo Lula, STF, STE e a grande mídia, dá um grande poder à todos estes. Pois ao apresentar a democracia como o alicerce da civilização e da dignidade humana, seus defensores e representantes podem se beneficiar de um poder quase absoluto e sem oposição. Afinal, quem se oporia à “santa” democracia?

Com isso, a demnização de qualquer ideia oposta à tais entidades (seja ela abertamente antidemocrática ou não) e que ao mesmo tempo discorde da democracia nos moldes apresentados por elas, será fortemente perseguida e tratada como o crime mais hediondo. Tanto é assim que Aécio recebeu uma dura pena que nem mesmo os praticantes dos piores crimes no Brasil cumprem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carlos Teixeira bullyng
Direito

Garoto de 13 anos que era vítima de agressão morre devido a ineficiência da escola estatal e do SUS

Um adolescente de apenas 13 anos chamado Carlos Teixeira, morreu de forma trágica na última terça-feira (16), após complicações respiratórias. A morte foi resultante de agressões que o garoto sofria, cuja escola foi incapaz de impedir. O hospital onde o garoto e o pai procuraram ajuda foram incompetentes em não terem tomado as providências necessárias […]

Leia Mais
Elon Musk Senado
Direito

Após críticas a Moraes e Lula, Elon Musk é convidado a falar em comissão do Senado

Após uma série de críticas dirigidas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Elon Musk, dono do X (antigo Twitter) foi convidado a participar de uma audiência pública na Comissão de Segurança do Senado. O convite foi aprovado em sessão realizada na terça-feira […]

Leia Mais
Elon Musk e Alexandre de Moraes
Direito

PF quer convocar representantes do X após críticas de Elon Musk a Moraes e Lula

Após críticas de Elon Musk a Lula e Alexandre de Moraes, a Polícia Federal (PF) quer convocar representantes do X (antigo Twitter) para prestar esclarecimentos sobre as ações do bilionário na plataforma. Investigadores afirmam que os depoimentos não têm data prevista. A medida é uma das estratégias da investigação da Polícia Federal, que apura se […]

Leia Mais