Na madrugada desta sexta feira (10) o site do Ministério da Saúde, o aplicativo e a página do ConecteSUS – plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a Covid-19 – foram invadidos por hackers. O problema afetou inclusive o sistema de notificação de casos da doença.
A queda dos sistemas do SUS teve reflexos pelo país: em Salvador, onde o comprovante passou a ser exigido na rodoviária, passageiros não conseguiram embarcar. No Piauí, houve filas para a vacinação.
No Acre e no Oeste de Santa Catarina, quem perdeu o comprovante de papel ficou sem tomar a 2ª dose ou a dose de reforço. O governo do Tocantins diz que não consegue notificar casos e mortes de Covid.
Posição do Ministério da Saúde sobre o caso
O Ministério da Saúde informou que a Polícia Federal e o Gabinete de Segurança Institucional já estão investigando o caso. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que os dados da população “não serão perdidos”.
Grupo de hackers assume responsabilidade pelo ataque
O grupo de hackers “Lapsus$ Group” assumiu a autoria do ataque cibernético. Na madrugada, os sites do Ministério da Saúde e do ConecteSUS tinham a mensagem “nos contate caso queiram o retorno dos dados”. (Veja nas imagens abaixo). Mais tarde, as mensagens sumiram, mas as páginas permanecem fora do ar.
Em Belo Horizonte nesta sexta, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, chamou o incidente de “atitude criminosa“.
Uma atitude criminosa, de um hacker, que tá sendo investigada pela Polícia Federal, pelo Gabinete de Segurança Institucional. Hoje, o empenho total é para esses dados estarem disponíveis no mais curto prazo possível. Está sendo investigado e assim que tiver alguém culpado será exemplarmente punido
afirmou.
Exigência do comprovante para viajantes e turistas suspensa temporariamente
O governo federal decidiu suspender a exigência do comprovante de vacina contra a Covid para viajantes que chegarem ao Brasil por via aérea. A medida, divulgada na quinta-feira (9), iria entrar em vigor neste sábado (11). A suspensão será até a normalização do site ConectSUS.
Segundo Queiroga, a exigência de quarentena para viajantes não vacinados, que também iria entrar em vigor nesse próximo sábado, será adiada.
Por conta da questão dos que têm vacina, eles precisam comprovar a vacinação para não ficar em quarentena, então é possível que se postergue a exigência desta portaria que foi editada pelo Ministério da Saúde
afirmou o ministro.