Bloqueio do Telegram pelo TSE no Brasil já é visto como “inevitável” 

Bloqueio do Telegram pelo TSE no Brasil já é visto como "inevitável"

Depois de vários pedidos sem resposta enviados aos responsáveis pelo Telegram, os membros do TSE se mostram decididos em bloquear o mensageiro.

O Telegram, aplicativo criado pelo russo Palel Durov, já vinha sendo ameaçado de ser bloqueado pelo TSE no Brasil devido ao seus responsáveis não terem respondido os pedidos dos autoritários estatais brasileiros de colaborarem no combate as “fake news” na plataforma.

De acordo com o TSE há um grande número de grupos e canais espalhando “fake news” alegando fraudes nas eleições, caso esse inclusive sendo investigado pela Polícia Federal. A afronta parece preocupar o TSE que já vinha pedindo para o Telegram banir responsáveis por este tipo de conteúdo. Eles também alegam que o aplicativo é um abrigo para vendedores de armas, drogas e notas falsas.

No entanto, como nenhum representante do Telegram respondeu aos pedidos, as “autoridades” entenderam que seria “necessário” banir o mensageiro do país, medida esta que não atingirá apenas os responsáveis pelas alegadas “fake news” mas milhões de outras que não possuem relação alguma com isso.

Outros países conhecidos por seu autoritarismo e censura já baniram o Telegram, tais como China, Cuba, Rússia, Paquistão etc. O Brasil está tomando um caminho perigoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes sociais
Direito

As plataformas de mídia social também têm direitos de propriedade

Enquanto especialistas e advogados cruzam espadas sobre a liberdade de expressão nas mídias sociais, um princípio mais silencioso, mas criticamente importante, está sendo ignorado: os direitos de propriedade. Além de violar a Primeira Emenda, a pressa em forçar as plataformas de mídia social a hospedar conteúdo também viola a Quinta Emenda – em particular, a […]

Leia Mais
Cachorro Joca
Direito

O caso do cachorro Joca morto devido a erro da GOL

A morte do cachorro Joca da raça Golden Retrivier trouxe indignação a vários tutores de cachorro, que ocuparam diversos aeroportos ao redor do país como forma de protesto. O cão morreu devido a um erro de trajeto da empresa GOL, onde ele iria viajar com seu dono, João Fantazzini. Diante da indginação muitos chegaram até […]

Leia Mais
Carlos Teixeira bullyng
Direito

Garoto de 13 anos que era vítima de agressão morre devido a ineficiência da escola estatal e do SUS

Um adolescente de apenas 13 anos chamado Carlos Teixeira, morreu de forma trágica na última terça-feira (16), após complicações respiratórias. A morte foi resultante de agressões que o garoto sofria, cuja escola foi incapaz de impedir. O hospital onde o garoto e o pai procuraram ajuda foram incompetentes em não terem tomado as providências necessárias […]

Leia Mais