Idoso de 72 anos é multado por consertar buraco em rua na Itália

Idoso multado por consertar buraco em rua

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Na cidade de Monza, Itália, um idoso de 72 anos foi multado em 900 euros ou aproximadamente 4,7 mil reais por ter consertado um buraco na rua que tanto o incomodava. O senhor de 72 anos chamado Claudio Trenta já vinha reclamando da situação com as autoridades locais, mas ninguém deu atenção às suas queixas.

Cansado de esperar, esse senhor resolveu ele mesmo o problema. E gastando o equivalente a apenas 75 reais de seu próprio bolso, ele consertou o buraco da rua tapando-o com betume. No entanto, as mesmas “autoridades” que não haviam dado a mínima importância para suas queixas o multaram pela sua ação, que ao contrário disso deveria ser louvada.

A justificativa? O senhor estaria “usurpando” uma função que caberia ao estado. Ele estaria realizando um trabalho “sem permissão ou competência”.

Então vejam só, o estado monopoliza uma determinação função (neste caso, o de construir e manter ruas e estradas), não cumpre sequer a função a qual ele monopoliza e pune quem a realiza. E apesar da acusação de “falta de competência”, Esse senhor foi muito mais competente que o estado, que deixou a situação sem solução e arriscando a vida de várias pessoas no trânsito dessa estrada. 

E ainda sobre a questão da “competência”, ainda há a regulação estatal sobre quem pode ou não realizar determinada atividade. Óbvio que é preferível que uma determinada atividade seja realizada por alguém com maior capacidade para isso. Mas se tanto quem realiza uma determinada atividade quanto quem é beneficiado por ela consentem na mesma, então não há justificativa para intromissão de terceiros sobre quem pode ou não performá-la. E isso inclui obviamente o estado.

Leia também: Quando faltou dinheiro para as estradas, a iniciativa privada construiu

Monopólio estatal das ruas e estradas

Para manter seu poder sobre a sociedade, o estado busca monopolizar várias atividades que são cruciais para os indivíduos. E a construção e manutenção das ruas e estradas são uma delas. Políticos e burocratas tentam nos fazer crer que sem o estado, não teríamos esse serviço. Mas esse senhor mostrou que isso não é verdade, e esse é o verdadeiro motivo dele ter sido multado.

O estado não quer ninguém descobrindo que não precisamos do estado para nada. Inclusive para construir ruas e estradas.

Se estiver interessado em saber como seria possível a construção, gerenciamento e manutenção de ruas e estradas sem o estado, clique na imagem abaixo:

Artigo escrito por Rodrigo Silva e Igor Rayan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Renato Moicano
Ética

Renato Moicano: “Se você se preocupa com seu… país, leia Ludwig von Mises”

Na noite do último sábado, o lutador brasileiro Renato Moicano viralizou após sua vitória sobre JalinTurner no UFC 300, fazendo uma saudação ao próprio Ludwig von Mises. “Eu amo os Estados Unidos, amo a Constituição… quero portar… armas. Amo a propriedade privada. Vamos lhe dizer uma coisa. Se você se preocupa com seu país, leia […]

Leia Mais
Elon Musk e Alexandre de Moraes
Ética

Elon Musk ataca censura de Alexandre de Moraes e deixa esquerda em polvorosa

Na última sexta-feira, o CEO da rede social X, Elon Musk, respondeu a uma publicação de Alexandre de Moraes questionando o porque dele estar impondo tanta censura no Brasil. Na publicação em questão, Moraes parabenizava o ex-ministro do STF, Ricardo Lewandowski pelo novo cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública. Confira abaixo: Elon Musk […]

Leia Mais
Roseane Murray
Ética

O ataque de pitbulls contra a escritora e poetisa Roseane Murray

Na manhã de ontem (5), a escritora e poetisa Roseana Murray, de 73 anos, havia sofrido um violento ataque de 3 pitbulls enquanto caminhava em Saquarema, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. O incidente reacende a discussão sobre possuir ou não cachorros da raça pitbull. O inicidente A escritora e poetisa Roseane Murray […]

Leia Mais