Idoso de 72 anos é multado por consertar buraco em rua na Itália

Idoso multado por consertar buraco em rua

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Na cidade de Monza, Itália, um idoso de 72 anos foi multado em 900 euros ou aproximadamente 4,7 mil reais por ter consertado um buraco na rua que tanto o incomodava. O senhor de 72 anos chamado Claudio Trenta já vinha reclamando da situação com as autoridades locais, mas ninguém deu atenção às suas queixas.

Cansado de esperar, esse senhor resolveu ele mesmo o problema. E gastando o equivalente a apenas 75 reais de seu próprio bolso, ele consertou o buraco da rua tapando-o com betume. No entanto, as mesmas “autoridades” que não haviam dado a mínima importância para suas queixas o multaram pela sua ação, que ao contrário disso deveria ser louvada.

A justificativa? O senhor estaria “usurpando” uma função que caberia ao estado. Ele estaria realizando um trabalho “sem permissão ou competência”.

Então vejam só, o estado monopoliza uma determinação função (neste caso, o de construir e manter ruas e estradas), não cumpre sequer a função a qual ele monopoliza e pune quem a realiza. E apesar da acusação de “falta de competência”, Esse senhor foi muito mais competente que o estado, que deixou a situação sem solução e arriscando a vida de várias pessoas no trânsito dessa estrada. 

E ainda sobre a questão da “competência”, ainda há a regulação estatal sobre quem pode ou não realizar determinada atividade. Óbvio que é preferível que uma determinada atividade seja realizada por alguém com maior capacidade para isso. Mas se tanto quem realiza uma determinada atividade quanto quem é beneficiado por ela consentem na mesma, então não há justificativa para intromissão de terceiros sobre quem pode ou não performá-la. E isso inclui obviamente o estado.

Leia também: Quando faltou dinheiro para as estradas, a iniciativa privada construiu

Monopólio estatal das ruas e estradas

Para manter seu poder sobre a sociedade, o estado busca monopolizar várias atividades que são cruciais para os indivíduos. E a construção e manutenção das ruas e estradas são uma delas. Políticos e burocratas tentam nos fazer crer que sem o estado, não teríamos esse serviço. Mas esse senhor mostrou que isso não é verdade, e esse é o verdadeiro motivo dele ter sido multado.

O estado não quer ninguém descobrindo que não precisamos do estado para nada. Inclusive para construir ruas e estradas.

Se estiver interessado em saber como seria possível a construção, gerenciamento e manutenção de ruas e estradas sem o estado, clique na imagem abaixo:

Artigo escrito por Rodrigo Silva e Igor Rayan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Allan dos Santos
Ética

Allan dos Santos cria conta no OnlyFans e desafia Moraes a derrubá-la

O influencer bolsonarista Allan dos Santos, que já teve todas as suas contas nas redes sociais derrubadas sob ordem de Alexandre de Moraes, criou uma conta no OnlyFans para divulgar seu conteúdo e desafiou o ministro do STF a derrubá-la. O anúncio foi feito na última conta do influencer no X, antes que Moraes a […]

Leia Mais
Gleisi Hoffmann
Ética

Gleisi Hoffmann Apresenta Projeto Para Acabar Com CACs no Brasil

Como parte do movimento de desarmamento civil perpetrado pelo PT, Gleisi Hoffmann, presidente do partido, apresentou na última segunda-feira, um projeto para fechar todos os clubes de tiro do país. Além disso, o projeto também prevê o cancelamento de todos os registros de colecionadores, atiradores e caçadores (CACs) no país. Como parte do plano de […]

Leia Mais
Lula Holocausto
Ética

Artigo do UOL em defesa da fala de Lula sobre Holocausto abre oportunidade para discutir pautas identitárias

A fala de Lula comparando os ataques de Israel a Palestina com o Holocausto, gerou uma onda de reações mistas a fala do petista. De um lado, vários grupos, principalmente os mais a direita, reprovaram a comparação do presidente, a acusando de falaciosa e um desrespeito aos judeus. O estado de Israel por sua vez […]

Leia Mais