Pequim anuncia manobras militares perto das ilhas de Taiwan

China x Tawian

“Nunca houve algo como águas ‘restritas’ ou ‘fora dos limites’ nas zonas de pesca tradicionais do Estreito (de Formosa)”, disse Zhu Fenglian, porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado (o executivo chinês), segundo a agência de notícias oficial Xinhua.

A porta-voz disse que o incidente “provocou indignação generalizada” na China e alertou que Pequim “não tolerará a negligência das autoridades taiwanesas em relação às vidas e aos bens dos pescadores da China continental”.

Nesse sentido, Zhu pediu a libertação dos detidos e de seu barco “o mais rápido possível” e acrescentou que as autoridades chinesas “se reservam o direito de tomar outras medidas, cujas consequências serão suportadas pelo lado taiwanês”.

Na última quarta-feira, a Guarda Costeira de Taiwan detectou quatro pessoas a bordo de uma lancha a cerca de 2 quilômetros a leste da Ilha Beiding, uma das menores ilhas do arquipélago de Kinmen, localizada a apenas 10 quilômetros da cidade chinesa de Xiamen, no sudeste do país, e a outros 187 quilômetros da ilha principal de Taiwan.

A equipe costeira taiwanesa solicitou “imediatamente” que a embarcação parasse para inspeção, mas a tripulação resistiu e fugiu a toda velocidade, fazendo com que o veículo capotasse, resultando na morte de dois deles, enquanto os dois sobreviventes foram levados à justiça.

A agência de notícias oficial de Taiwan, CNA, informou que a embarcação não estava em nome de nenhum proprietário e que também não tinha um número de registro.

China anuncia patrulhas na área

Após o incidente, Pequim acusou as autoridades taiwanesas de tratar os pescadores chineses de maneira “rude e perigosa”. A imprensa oficial taiwanesa afirma que se tratava de um barco de pesca, enquanto o lado taiwanês não deu nenhuma informação sobre a identidade da tripulação.

Em resposta, o Conselho de Assuntos Continentais de Taiwan – o órgão oficial responsável pelas relações com Pequim – esclareceu em uma declaração que as ações da Guarda Costeira estavam “de acordo com a lei”, ao mesmo tempo em que criticou o lado chinês por não conseguir impedir incursões ilegais de seus cidadãos em águas taiwanesas.

As Ilhas Kinmen, onde vivem cerca de 120.000 taiwaneses, têm sido objeto de várias disputas entre a China e Taiwan ao longo das décadas, principalmente o bombardeio maciço em 1958, quando os militares chineses abriram fogo contra o arquipélago como parte da segunda crise do Estreito de Taiwan.

Mais cedo no domingo, a Guarda Costeira chinesa anunciou “patrulhas” na área marítima de Xiamen e Kinmen para “proteger as vidas e os bens dos pescadores”, de acordo com uma declaração emitida por seu porta-voz e citada pela televisão estatal CGTN.

O porta-voz da guarda costeira chinesa garantiu que as autoridades marítimas da província de Fujian – na qual Xiamen está localizada e ao largo de cuja costa fica Kinmen – “fortalecerão a aplicação da lei marítima e realizarão patrulhas regulares na área marítima de Xiamen-Kinmen”.

Em resposta, o Conselho de Assuntos do Continente de Taiwan chamou os comentários chineses de “acusações infundadas” e insistiu que sua guarda costeira “expulsará ou deterá embarcações transfronteiriças” que entrarem em “águas restritas e proibidas de Taiwan”: “Esse foi o caso no passado e é o caso agora, e a lei continuará a ser aplicada no futuro. Isso não mudará.

Artigo publicado em The Freedom Post e traduzido por Rodrigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dique de Mauá
Política

Bombeiros usam sacos de areia de improviso para impedir inundação no RS

Em um vídeo que está circulando na internet, uma equipe de bombeiros usa sacos de areia como improviso para impedir que um determinado lugar no Rio Grande do Sul fosse inundado. Um perfil popular no X chamado Peregrino publicou o vídeo e fez uma comparação com diques construídos por holandeses há mais de 100 anos. […]

Leia Mais
Exército Brasileiro
Política

Exército Brasileiro estabelece diretrizes contra comentários “negativos” em suas redes sociais

Com o aumento das críticas de muitos brasileiros contra o Exército, que cada vez mais o percebem como apenas mais um braço do estado que os oprime, a entidade resolveu implementar diretrizes contra comentários considerados “negativos”. Entre os tipos de comentários considerados negativos, estariam aqueles que: O Exército Brasileiro ainda informa que quem violar tais […]

Leia Mais
Calçada da Fama do Judiciário
Política

A Calçada da Infâmia do Judiciário

Na última quarta-feira, o presidente do TJ-PE (Tribunal de Justiça de Pernambuco), o desembargador Ricardo Paes Barreto informou que a ideia pretenciosa de construir uma calçada da fama para o Judiciário na Corte havai sido “afastada”. O jurista havia sugerido o projeto em entrevista ao jornalista João Alberto, da TV Jornal, no sábado (20/04/2024). A […]

Leia Mais