Mais uma vez, apareceu alguém afirmando ser o misterioso Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin. E o suposto Satoshi da vez é Stephen Mollah, um macroeconomista britânico-asiático. A “revelação” foi feita durante um evento no Frontline Club, um pub de prestígio em Londres, realizado nesta quinta-feira. O evento havia sido anunciado na última quarta-feira, no PR London Live.
O primeiro sinal de charlatanismo por parte do suposto Satoshi foi a cobrança £ 500 pelo organizador do evento para participar e subir ao palco para fazer perguntas ao homem “misterioso bilionário”.
Segundo Joe Tidy, colaborador da BBC News que participou do evento:
“Um homem chamado Stephen Mollah subiu ao palco. Ele afirma ser Satoshi Nakamoto – o inventor misterioso do Bitcoin. Ele já fez essa afirmação antes e atualmente está em disputa legal sobre isso. Agora, ele diz que fornecerá evidências.”
O charlatanismo ficou mais evidente quando o suposto ‘Satoshi’ e seu organizador não conseguiram fazer o laptop funcionar, forçando-os a continuar o evento offline, pelo menos temporariamente. O que seria estranho caso Mollah fosse de fato Satoshi, já que se presume que seja um dos maiores programadores do mundo.
Segundo Tidy, Mollah descreveu seu histórico como cientista econômico e monetário. O suposto Satoshi também alegou que tentou se revelar como Satoshi em 2016, mas foi “impedido” por um indivíduo não identificado.
A essa altura, Tidy e outros jornalistas já estavam ficando impacientes com o evidente charlatanismo de Mollah. Segundo Tidy:
“Jornalistas (incluindo eu) interromperam a longa história de Mollah e pediram para ele mostrar as evidências prometidas.
Estamos aqui há quase uma hora e as pessoas estão inquietas e cada vez mais rudes. A bochecha de Mollah está tremendo rapidamente enquanto ele encara uma plateia cética. Tentei filmar a demonstração, mas ela não parece estar acontecendo.”
Após isso, Tidy se cansou do engodo e se retirou do evento:
“O Sr. Mollah está mostrando uma série de capturas de tela fáceis de falsificar. Perguntei se ele moveria alguns dos bitcoins do Gênesis para finalmente provar que é Satoshi. Ele disse que o fará nos próximos meses. Eu saí da conferência”.
Finalmente, Mollah mencionou o que realmente provaria que ele é definitivamente Satoshi Nakamoto: uma movimentação de Bitcoins no Bloco Gênesis, o primeiro bloco do Bitcoin. O que seria impossível de fazer, já que nã é possível fazer nenhuma movimentação de BTCs no Bloco Gênesis. Mas pelo visto o suposto Satoshi Nakamoto se esqueceu disso.
E de forma previsível, Mollah veio com uma desculpa esfarrapada de que movimentar o Bloco Gênesis “não é tão simples assim” e que prefere fazer isso durante uma “conferência de imprensa oficial adequada”.
“O bloco Genesis do Bitcoin não pode ser movido tão simplesmente quanto você pensa. Ele pode ser movido, mas preciso me preparar para isso. Eu farei isso. Muito em breve.”
No fim, os jornalistas que esperavam a revelação do verdadeiro Satoshi Nakamoto acabaram perdendo tempo e pagando £ 500 para ver um charlatão de quinta se atrapalhar e não apresentar nenhuma evidência convincente de que ele fosse o criador do Bitcoin.