Alemanha quer criar stablecoin lastreada no Euro para competir com a Libra do Facebook

Os partidos políticos dominantes da Alemanha, a União Democrata Cristã da Alemanha (CDU) e a União Social Cristã (CSU), estão ponderando uma estabilidade monetária “digital” que seria controlada e administrada pelos bancos centrais.

Concebido como uma alternativa mais rápida para o euro fiduciário, o euro digital, ou “e-euro”, não será “novo dinheiro”, segundo um relatório do governo divulgado na semana passada. Em vez disso, seu propósito será “digitalizar uma pequena parte da oferta monetária existente e torná-la acessível a uma infraestrutura global” e “criar uma interface séria entre moedas fiduciárias e a economia simbólica”. Isso incluiria Bitcoin, Ether e tokens ERC-20.

O token seria construído em uma blockchain habilitado por contrato inteligente (pelo menos em nome), administrado por bancos centrais e regulado pela aplicação da lei. “Em atividades criminosas, por exemplo, o euro eletrônico pode ser congelado e, se necessário, cancelado ou confiscado”, segundo o relatório. “O euro-e poderia ser usado no transporte transfronteiriço para pagamento simples, barato e rápido”.

De acordo com o site de notícias alemão Handesblatt, a ideia do e-euro foi impulsionada em parte pelo anúncio da moeda do Facebook, a Libra, que será lastreada por uma cesta de moedas fiduciárias e governada pela Associação Libra, um consórcio de gigantes da tecnologia, finanças e caridade. Governos e reguladores, inclusive na Alemanha, já levantaram preocupações sobre os planos do Facebook, e alguns vêem isso como uma tentativa de criar um sistema financeiro supranacional, ou um “banco paralelo”.

Tal como acontece com a Libra, outros tokens estatais levantaram preocupações sobre a privacidade. A moeda digital planejada da China, que está sendo liderada pelo Banco Popular da China, tem como objetivo tornar as transações on-line “mais fáceis de rastrear”.

Fonte: Decrypt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lula Macron Urânio
Política

Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil. O acordo é de grande interesse para o governo francês, […]

Leia Mais
Lula e Maduro
Política

De forma inesperada, governo Lula endurece o tom contra governo Maduro na Venezuela

De forma inesperada, O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, tradicional aliado das gestões petistas. A repreensão do governo foi feita por meio de uma nota divulgada na última terça-feira (26/3), pelo Itamaraty, onde foi manifestada uma preocupação com o andamento das eleições […]

Leia Mais
População chinesa
Política

Por que a China deverá ter apenas 525 milhões de habitantes até 2100

Kenneth Emde, de Minnesota, que atingiu a maioridade durante os anos sessenta, explicou recentemente por que não tem filhos atualmente. “Eu era um estudante universitário quando li The Population Bomb (A bomba populacional), de [Paul] Ehrlich”, disse ele em uma carta publicada pelo Wall Street Journal. “Levei isso a sério e agora não tenho netos, […]

Leia Mais