Alemanha quer criar stablecoin lastreada no Euro para competir com a Libra do Facebook

Os partidos políticos dominantes da Alemanha, a União Democrata Cristã da Alemanha (CDU) e a União Social Cristã (CSU), estão ponderando uma estabilidade monetária “digital” que seria controlada e administrada pelos bancos centrais.

Concebido como uma alternativa mais rápida para o euro fiduciário, o euro digital, ou “e-euro”, não será “novo dinheiro”, segundo um relatório do governo divulgado na semana passada. Em vez disso, seu propósito será “digitalizar uma pequena parte da oferta monetária existente e torná-la acessível a uma infraestrutura global” e “criar uma interface séria entre moedas fiduciárias e a economia simbólica”. Isso incluiria Bitcoin, Ether e tokens ERC-20.

O token seria construído em uma blockchain habilitado por contrato inteligente (pelo menos em nome), administrado por bancos centrais e regulado pela aplicação da lei. “Em atividades criminosas, por exemplo, o euro eletrônico pode ser congelado e, se necessário, cancelado ou confiscado”, segundo o relatório. “O euro-e poderia ser usado no transporte transfronteiriço para pagamento simples, barato e rápido”.

De acordo com o site de notícias alemão Handesblatt, a ideia do e-euro foi impulsionada em parte pelo anúncio da moeda do Facebook, a Libra, que será lastreada por uma cesta de moedas fiduciárias e governada pela Associação Libra, um consórcio de gigantes da tecnologia, finanças e caridade. Governos e reguladores, inclusive na Alemanha, já levantaram preocupações sobre os planos do Facebook, e alguns vêem isso como uma tentativa de criar um sistema financeiro supranacional, ou um “banco paralelo”.

Tal como acontece com a Libra, outros tokens estatais levantaram preocupações sobre a privacidade. A moeda digital planejada da China, que está sendo liderada pelo Banco Popular da China, tem como objetivo tornar as transações on-line “mais fáceis de rastrear”.

Fonte: Decrypt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escola cívico-militar
Política

Sobre a polêmica em torno do projeto das escolas cívico-militares

Foi aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) nesta terça-feira (21), o projeto de lei que viabiliza a implementação de escolas cívico-militares nas redes municipais e estaduais de educação do estado de São Paulo. Para muitos preocupados com a doutrinação esquerdista sobre as crianças nas escolas, o projeto é visto como uma saída. No […]

Leia Mais
Emchentes no Rio Grande do Sul
Política

Municípios atingidos pelas inundações no RS enfrentam burocracia para receber ajuda do governo federal

Em um artigo da CNN, diversas entidades municipais informaram que estão enfrentando uma enorme burocracia para receber verbas do governo federal para lidar com os impactos das inundações no Rio Grande do Sul. A informação contrasta com a acusação por parte da grande mídia e agentes públicos, de que a afirmação de tal burocracia na […]

Leia Mais
Dique de Mauá
Política

Bombeiros usam sacos de areia de improviso para impedir inundação no RS

Em um vídeo que está circulando na internet, uma equipe de bombeiros usa sacos de areia como improviso para impedir que um determinado lugar no Rio Grande do Sul fosse inundado. Um perfil popular no X chamado Peregrino publicou o vídeo e fez uma comparação com diques construídos por holandeses há mais de 100 anos. […]

Leia Mais