Alta do preço dos alimentos chega a quase 33% no mundo todo

Segundo dados sobre alimentação e agricultura apresentados recentemente pela Organização das Nações Unidas (ONU), os preços dos produtos alimentícios no mundo todo dispararam, chegando a quase 33% de aumento.

Dentre as várias causas observadas para esse aumento, podem ser citados os eventos climáticos, acabando com safras de alimentos, principalmente na África e na Ásia, gerando assim a escassez desses produtos, ou seja, causando uma redução na oferta dos mesmos, então influenciando nos preços.

Na Europa e nos Estados Unidos há uma falta de mão de obra, tanto de trabalhadores do campo, quanto nas fábricas de alimento – condição esta que cria uma baixa produtividade de produtos alimentícios e, consequentemente, leva a falta do mesmo.

Também é possível relacionar o aumento do preço da gasolina, que no Brasil aumentou 34,2% apenas esse ano, como um fator que contribui para o elevado preço dos alimentos, fazendo com que o valor pago para a entrega desses produtos aumente e isso será inserido no preço final para o consumidor.

E para encerrar, também há como um dos fatores determinantes para esta situação, a paralização da economia imposta pelos governos por meio do lockdown na tentativa () de combater a pandemia.

O lockdown não só foi uma medida pouco efetiva – como estudos da Universidade de Stanford demonstraram – mas acabou gerando mais miséria e outros problemas que somados com a pandemia, pioraram o quadro social geral. Isso que acontece quando terceirizamos a responsabilidade de cuidar das nossas vidas aos políticos e burocratas estatais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show da Madonna em Copacabana
Economia

Show “gratuito” de Madonna no Rio de Janeiro conta com patrocínio de R$ 20 milhões do governo e prefeitura

O famigerado show “gratuito da cantore pop americana, Madonna, tem data marcada para o dia 4 de maio. O show conta com a expectativa de 1,5 milhão de pessoas, e será realizado na praia de Copacabana. O que não está sendo tão comentado, é o patrocínio de R$ 20 milhões do governo e prefeitura do […]

Leia Mais
Petrobrás
Economia

A discussão em torno da política de dividendos da Petrobrás

A política de pagamento de dividendos extraordinários aos acionistas pela Petrobrás divide vem gerando um verdadeiro acirramento entre a base do governo Lula de um lado e analistas de mercado e investidores do outro. Dividendos extraordinários são como são chamados os dividendos com valores acima do mercado. De um lado, a base do governo Lula […]

Leia Mais
Barra de chocolate Garoto
Economia

Barra de chocolate da Garoto nos EUA chega a custar menos da metade do preço do produto no Brasil, onde ele é fabricado

Em um vídeo que se tornou viral nas redes sociais, um brasileiro residente nos EUA ficou surpreso ao encontrar barras de chocolate da Garoto por menos da metade do preço encontrado no Brasil. E isso apesar do produto ser fabricado em território nacional. O vídeo foi gravado pelo influencer Yuri Machado Souza, onde mostra que […]

Leia Mais