Apple e Microsoft criam ferramentas para blockchain

As grandes empresas de tecnologia Apple e Microsoft estão aprimorando seu conjunto de ferramentas para desenvolvedores de blockchain. Enquanto a Apple está pronta para anunciar o CryptoKit, um framework para funções criptográficas, a Microsoft está desenvolvendo uma ferramenta de auditoria de contrato inteligente.

O Apple CryptoKit será um novo framework para operações “seguras e eficientes”. Ele permitirá que os desenvolvedores realizem tarefas comuns, como hashing, geração de chaves e criptografia, nos próximos aplicativos do iOS 13.

O CryptoKit tem como objetivo facilitar o processo de seguir as operações:

  • Computar e comparar compilados criptograficamente seguros.
  • Usar criptomoeda de chave pública para criar e avaliar assinaturas digitais, bem como realizar trocas de chaves.
  • Gerar chaves simétricas para operações como criptografia e autenticação de mensagens.

Tal funcionalidade permitirá que os usuários da Apple armazenem e mantenham suas chaves privadas em dispositivos iOS como o iPhone.

Enquanto isso, a Microsoft anunciou uma ferramenta de auditoria de contratos inteligentes com tecnologia Azure Blockchain, tecnologia já usada pelo Starbucks, para a Ethereum, chamada VeriSol. A VeriSol se trata de um verificador da linguagem de programação Solidity. O software simplifica o processo de auditoria de código com verificações de segurança automatizadas.

“O VeriSol nos permite iterar mais rapidamente por causa da verificação automática e contínua, e nos permite capturar erros mais rapidamente sem ter que nos preocupar com os possíveis clientes”, disse Cody Born, engenheiro do Azure Blockchain, em um post da Microsoft.

A verificação formal de contrato inteligente tem sido frequentemente um problema ao criar componentes de hardware e software e requer indivíduos altamente qualificados para a tarefa.

“O uso de verificação formal para software de produção requer indivíduos qualificados em linguagens e ferramentas formais altamente especializadas, o que impõe às equipes de desenvolvimento um alto custo de aprendizado e muitas vezes vários anos de investimento para dividir a tarefa altamente sofisticada de verificação naquelas que podem ser descarregado mecanicamente pelas ferramentas de verificação”, explicou o pesquisador da Microsoft Shuvendu Lahiri.

A equipe espera que ferramentas como a VeriSol ajudem os desenvolvedores a evitar erros dispendiosos em contratos inteligentes. Embora o VeriSol ainda seja apenas um protótipo, ele é totalmente de código aberto, então todos os curiosos podem inspecioná-lo no GitHub.

Movimentos como esse só provam o crescente entusiasmo dos gigantes da tecnologia por sistemas baseados em blockchain. Empresas como Facebook e JPMorgan já estão desenvolvendo seus serviços nativos baseados em blockchain também. Enquanto em Maio, a Microsoft também anunciou que lançará a ION (Identity Overlay Network), uma infraestrutura pública descentralizada que funciona diretamente sobre o blockchain do Bitcoin, possibilitando dezenas de milhares de operações por segundo.

No entanto, um relatório recente do pesquisador Gartner afirma que 90{6f48c0d7d5f1babd031e994b4ce143dfcbd9a3bc2a21b0a64df4e7af5a5150a1} das soluções de plataforma de blockchain de negócios já implementadas “exigirão a substituição dentro de 18 meses para permanecerem competitivas, seguras e evitarem a obsolescência”.

Fonte: Cryptonews

Entenda sobre a tecnologia usada pelas duas empresas:

https://gazetalibertaria.news/joaogabriel/o-que-e-blockchain/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pavel Durov
Criptomoedas

O CEO do Telegram, Pavel Durov, diz que mantém algumas centenas de milhões de dólares em bitcoin há 10 anos

Durante uma entrevista com Tucker Carlson, que foi ao ar na terça-feira, o cofundador e CEO do Telegram, Pavel Durov, disse que manteve algumas centenas de milhões de dólares em moeda fiduciária ou bitcoin nos últimos 10 anos. Em resposta a uma pergunta sobre o fato de a plataforma de mensagens criptografadas não aceitar dinheiro […]

Leia Mais
Lula imposto sobre o Bitcoin
Criptomoedas

Governo Lula quer aumentar para 22,5% os impostos para todos os usuários de Bitcoin no Brasil

O governo Lula anunciou que pretende aumentar os impostos para todos os usuários de criptomoedas em até 22,5%. Segundo o governo, a proposta não é criar um novo imposto, mas aumentar ainda mais as taxas para os usuários que possuem criptoativos. A ideia é ‘fechar o cerco’ com àqueles que estão usando criptoativos para driblar […]

Leia Mais
Halving do Bitcoin
Criptomoedas

O halving do Bitcoin está cada vez mais próximo, com menos de 2.900 blocos restantes

No momento, restam menos de 2.900 blocos até o próximo halving do Bitcoin. Para compreender o conceito de halving, é bom entender primeiro como surgem os novos bitcoins, principalmente por meio do processo de mineração de bitcoins. Isso envolve entidades, conhecidas como mineradores, que validam blocos repletos de transações que aguardam confirmação. Em sua busca […]

Leia Mais