Segundo um comunicado da secretária de imprensa, Jen Psaki, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, irá convocar o Conselho de Segurança Nacional neste domingo. A reunião será para discutir os acontecimentos na Ucrânia.
Ainda segundo Psaki, Biden disse que está sendo regularmente atualizado sobre a situação na Ucrânia por meio de sua equipe de Segurança Nacional na Casa Branca.
O presidente norte-americano havia recebido na tarde deste sábado (19) uma atualização sobre as reuniões da vice-presidente Kamala Harris na Conferência de Segurança de Munique.
O presidente Biden continua monitorando a evolução da situação na Ucrânia e está sendo atualizado regularmente sobre os eventos no terreno por sua equipe de segurança nacional. Eles reafirmaram que a Rússia pode lançar um ataque contra a Ucrânia a qualquer momento
afirmou Psaki.
A administração Biden havia se recusado a prever os planos de Putin, embora a Rússia tenha implantado quase metade de seus militares nas fronteiras do norte e leste da Ucrânia.
No entanto, o governo da Rússia negou que as mais de 150.000 tropas ao longo das fronteiras da Ucrânia, estejam se preparando para uma invasão.
Em um discurso na sexta-feira, Biden disse que os EUA acreditam que o presidente russo Vladimir Putin decidiu realizar um ataque à Ucrânia “nos próximos dias”.
Temos razões para acreditar que as forças russas estão planejando e pretendem atacar a Ucrânia na próxima semana, nos próximos dias”, disse Biden em seu segundo discurso na semana passada. “Acreditamos que eles terão como alvo a capital da Ucrânia, Kyiv, uma cidade de 2,8 milhões de pessoas inocentes.
disse Biden.
Biden reiterou neste domingo que os EUA e seus aliados estão esperançosos de uma resolução para esta crise, para que não evolua em guerra.