Calibra do Facebook não estará disponível em todos os países

A carteira digital do Facebook, a Calibra, não estará disponível em alguns dos maiores mercados da rede social, incluindo a Índia, de acordo com um relatório da TechCrunch de 19 de Junho.

Um porta-voz disse ao site:

“A blockchain da libra será global, mas caberá aos provedores de carteira custodial determinar onde eles irão ou não operar. O Calibra não estará disponível em países que banirem as criptomoedas.”

Estimativas da Statista sugerem que havia 260 milhões de usuários do Facebook na Índia em Abril deste ano – muito à frente do segundo maior mercado da gigante de tecnologia, os Estados Unidos.

No início deste mês, legisladores indianos propuseram novas e rígidas regulamentações que podem levar os cidadãos a cumprir uma pena de prisão de 10 anos se eles comprarem, venderem ou negociarem com criptomoedas.

O Facebook pretende disponibilizar o Calibra através de um aplicativo especialmente criado e através de suas plataformas WhatsApp e Messenger. Atualmente, a Índia é o único mercado em que um serviço de pagamentos separado – WhatsApp Pay – está disponível.

Anunciando sua moeda Libra e a carteira da Calibra, o Facebook deixou claro que queria alcançar os consumidores sem acesso a bancos e dar-lhes acesso a serviços financeiros. No entanto, esse desenvolvimento pode significar que a Índia, que abriga a segunda maior população sem acesso a bancos do mundo, perde a oportunidade quando Libra for lançada no primeiro semestre do ano que vem.

A stablecoin global do Facebook será apoiada por uma reserva de ativos para ajudar a protegê-lo contra a volatilidade frequentemente observada em outras moedas. Mastercard, PayPal e Visa estão entre os membros fundadores da Associação Libra. Confira a lista completa clicando aqui.

O projeto está enfrentando resistência de outros países. A deputada Maxine Waters, que preside o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Representantes nos EUA, solicitou o Facebook a suspender o desenvolvimento “até que o Congresso e os reguladores tenham a oportunidade de examiná-lo.”

Presidente da Comissão da Duma russa sobre o Mercado Financeiro Anatoly Aksakov também disse que Libra não será legalizada no país.

Fonte: Cointelegraph

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Criptomoedas

Monero lidera os pagamentos no varejista on-line europeu Shopinbit em junho

O varejista on-line europeu Shopinbit, que oferece mais de um milhão de produtos, compartilhou no X esta semana que o monero (XMR) foi o método de pagamento dominante em junho. A postagem revelou que 74,54% de todas as transações foram liquidadas com monero, enquanto 23,64% foram pagamentos onchain BTC. A Shopinbit, uma varejista on-line criada […]

Leia Mais
Bitcoin
Criptomoedas

Passado x Presente — Examinando o histórico de correções do mercado em alta do Bitcoin

O Bitcoin (BTC) já viveu tempos melhores, e o recente declínio levou algumas pessoas a questionar se a corrida de alta chegou ao fim. Apesar disso, muitos continuam confiantes de que essa retração pode ser a primeira queda significativa antes que a principal criptomoeda atinja um novo recorde histórico. Em março, o investidor de longo […]

Leia Mais
Receita Federal - Bitcoin
Criptomoedas

Receita Federal apresenta nova ferramenta para monitorar criptomoedas

A Receita Federal agora irá utilizar uma nova ferramenta que pretende monitorar todas as transações de criptomoedas. A nova ferramenta foi apresentada durante o fórum técnico informal da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), na Suécia. Como justificativa para o uso de tal ferramenta, a Receita Federal alegou que a intenção é “colaborar […]

Leia Mais