A lista completa de apoiadores da criptomoeda do Facebook

O Facebook vem silenciosamente construindo sua criptomoeda por mais de um ano, e parece que esse tempo foi bem gasto, contando com o apoio de algumas das mais proeminentes empresas em pagamentos, varejo e tecnologia.

Conforme relatado recentemente pelo The Wall Street Journal, a criptomoeda do Facebook será governada por um consórcio de empresas conhecidas como Associação Libra, que inclui Visa, Mastercard e PayPal. Mas o The Blockcolocou as mãos em materiais de marketing do consórcio e apresentou dezenas de empresas não anteriormente envolvidas, incluindo investidores como a Andreessen Horowitz e a Union Square Ventures, a Coinbase, e organizações sem fins lucrativos como a Mercy Corps. A Calibra, uma subsidiária do Facebook formada para supervisionar a criptomoeda da gigante da mídia social, também está entre os membros fundadores, de acordo com uma fonte familiarizada com o assunto.

Aqui está tudo o que sabemos sobre o projeto:

Uma pessoa familiarizada com a situação disse que o Facebook cobra de cada membro US$ 10 milhões para gerenciar seu próprio nó, o que permite que os membros acessem e visualizem a rede. Originalmente, a empresa tinha ambições de envolver Wall Street, mas descobriu falta de interesse entre gigantes institucionais como o Goldman Sachs e o JPMorgan. Ainda está procurando ter 100 membros na associação governante, disse a pessoa.

Este financiamento dos membros do consórcio irá apoiar a moeda, que será atrelada a uma cesta de moedas.

Se for bem sucedido, o Facebook poderá obter US$ 1 bilhão das 100 empresas que espera incluir no projeto. Cada um desses nós também terá um assento na Associação Libra como operadores de nó, enviando um representante para o consórcio.

Os relatos de um criptomoeda no Facebook começaram a circular em maio de 2018, quando Cheddar informou que a gigante da mídia social havia começado a pesquisar sobre blockchain quase um ano antes. O Facebook anunciou então que David Marcus, vice-presidente de seu aplicativo Messenger e ex-membro do conselho da Coinbase, lideraria seus projetos de blockchain. Antes da nomeação de Marcus, Morgan Beller, membro da equipe de desenvolvimento corporativo do Facebook, era o único funcionário que estudava blockchain.

Desde então, o Facebook expandiu o projeto e a conversa sobre uma stablecoin aumentou a cada passo que a empresa dava no mundo das blockchain.

Em maio deste ano, o Facebook registrou a Libra Networks LLC em Genebra, na Suíça, onde está trabalhando no desenvolvimento de blockchain, de acordo com seu registro. A BBC informou mais tarde que a empresa está planejando o lançamento da moeda para o primeiro trimestre de 2020, e tem planos de começar a testá-la ainda este ano antes de lançar em uma dúzia de países.

Antes do lançamento de seu whitepaper oficial, que, segundo rumores, surgirá ainda esse mês, a empresa publicou anúncios de emprego para blockchain. Aberturas adicionais foram postadas na semana passada. Leia mais clicando aqui.

A moeda poderá ser usada como pagamento para aplicativos de mensagens, entre outras coisas. Em Dezembro, a Bloomberg informou que a moeda permitiria que os usuários transferissem dinheiro através do WhatsApp, seu serviço de mensagens. Contudo, já existe um bot programado para enviar Bitcoins através do aplicativo. Leia sobre o bot nesta matéria traduzida pelo Gazeta Libertária.

O New York Times reportou alguns meses depois, em Fevereiro deste ano, que o projeto havia se mudado para um lugar onde o Facebook estava discutindo a venda para os consumidores e estava em conversações com as exchanges.

Se isso for verdade, há uma demanda, de acordo com um estudo da LendEDU, que descobriu que a moeda poderia atrair novos usuários para as criptomoedas e poderia ser reforçada pelo uso do recurso do Marketplace do Facebook.

Embora um whitepaper ainda não tenha sido publicado, já surgiram preocupações com a regulamentação. Na esteira do relatório do Wall Street Journal de que o Facebook estava recrutando investidores para lançar sua criptomoeda, os senadores dos EUA no Comitê Bancário endereçaram uma carta aberta ao fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, perguntando como exatamente a moeda funcionaria, entre outras preocupações. A Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (Commodity Futures Trading Commission – CFTC) também disse ao Financial Times que estava em conversas antecipadas com o Facebook e que nenhuma solicitação formal foi ainda apresentada. O comissário da CFTC, Christopher Giancarlo, disse que o órgão ainda está considerando se uma criptomoeda do Facebook se enquadraria na jurisdição de sua agência.

O Facebook também atraiu o lobista britânico do banco Standard Chartered, Ed Bowles, como seu diretor de políticas públicas em Londres, de acordo com o Financial Times.

Abaixo está o mapa da Associação Libra do Facebook, dividido por setor.

Blockchain

Coinbaseexchange e carteira de criptomoedas

BisonTrails – empresa de infraestrutura-como-serviço. Sua plataforma possibilita uma variedade de recursos, incluindo estacando, validando, votando, transacionando e protegendo protocolos blockchain

Xapo – provedor de custódia de criptomoeda

Anchorage – serviço de custódia para ativos digitais

Comércio eletrônico

Ebay – corporação de e-commerce que possibilita vendas de consumidor para consumidor e de empresa para consumidor através de seu website

Mercado Pago (MercadoLivre) – Site de comércio eletrônico Argentino

Farfetch – plataforma online para moda de luxo

Empresas de investimento

Andreessen Horowitz – empresa de capital de risco fundada por Marc Andreessen e Ben Horowitz

Union Square Ventures – empresa de capital de risco com sede em Nova Iorque

Creative Destruction Lab – programa de estágio de sementes para empresas escalonáveis ​​e relacionadas a ciência

Ribbit Capital – empresa de capital de risco que investe em empresas em estágio inicial

Thrive Capital – empresa de capital de risco focada em investimentos em internet e software

Sem fins lucrativos

Women’s World Banking – utiliza uma rede de 40 instituições independentes de microfinanciamento e os bancos fornecem apoio aos empreendedores do mundo subdesenvolvido, com ênfase nas mulheres

Kiva – organização sem fins lucrativos que permite aos usuários emprestar dinheiro para empreendedores de baixa renda em mais de 80 países através de sua plataforma

Mercy Corps – organização global de ajuda humanitária que presta apoio a regiões atingidas por desastres, sejam eles econômicos, ambientais, sociais ou políticos.

Pagamentos

Visa – empresa de tecnologia de pagamentos

Stripe – empresa de tecnologia onde as empresas podem enviar e receber pagamentos pela internet

PayPal – opera um sistema de pagamento mundial

PayU – auxilia empresas online com a aceitação e processamento de pagamentos

Mastercard – provedor global de pagamentos

Aplicativos de carona

Lyft – empresa de transporte que oferece compartilhamento de carona

Uber – plataforma de compartilhamento de carona

Rede social

Facebook (Calibra) – subsidiária Facebook criada para Libra

Telecomunicação

Vodafone – empresa de telecomunicações multinacional britânica

Illiad – provedor francês de serviços de telecomunicações

Booking Holdings – provedor de viagens on-line

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pavel Durov
Criptomoedas

O CEO do Telegram, Pavel Durov, diz que mantém algumas centenas de milhões de dólares em bitcoin há 10 anos

Durante uma entrevista com Tucker Carlson, que foi ao ar na terça-feira, o cofundador e CEO do Telegram, Pavel Durov, disse que manteve algumas centenas de milhões de dólares em moeda fiduciária ou bitcoin nos últimos 10 anos. Em resposta a uma pergunta sobre o fato de a plataforma de mensagens criptografadas não aceitar dinheiro […]

Leia Mais
Lula imposto sobre o Bitcoin
Criptomoedas

Governo Lula quer aumentar para 22,5% os impostos para todos os usuários de Bitcoin no Brasil

O governo Lula anunciou que pretende aumentar os impostos para todos os usuários de criptomoedas em até 22,5%. Segundo o governo, a proposta não é criar um novo imposto, mas aumentar ainda mais as taxas para os usuários que possuem criptoativos. A ideia é ‘fechar o cerco’ com àqueles que estão usando criptoativos para driblar […]

Leia Mais
Halving do Bitcoin
Criptomoedas

O halving do Bitcoin está cada vez mais próximo, com menos de 2.900 blocos restantes

No momento, restam menos de 2.900 blocos até o próximo halving do Bitcoin. Para compreender o conceito de halving, é bom entender primeiro como surgem os novos bitcoins, principalmente por meio do processo de mineração de bitcoins. Isso envolve entidades, conhecidas como mineradores, que validam blocos repletos de transações que aguardam confirmação. Em sua busca […]

Leia Mais