Após as críticas de Elon Musk ao ministro Alexandre de Moraes, o STF incluiu o empresário no inquérito das fake news e já deu o aviso para que as operadores de internet fiquem de prontidão para bloquear o acesso dos internautas a rexe social X, caso o STF ordene.
Além disso, Elon Musk recomendou, por meio de uma publicação, que os usuários do X passassem a usar VPN para garantir que continuassem acessando a plataforma, caso o STF de fato a bloqueie no país.
Mas afinal, o que fazer caso o X seja bloqueado no Brasil?
Mantendo o acesso
A primeira solução óbvia seria o uso de um aplicativo que permitisse acesso ao X mesmo que ele fosse bloqueado no Brasil pelas operadoras de internet. E isso é possível graças as VPNs e proxys, já que ambas az ferramentas alem de ocultar o IP (endereço do aparelho que está acessando a internet) tambem serve como um intermediário entre o provedor de internet e o site ou plataforma que se pretende acessar. Com isso, é possível driblar o bloqueio.
A VPN e o proxy, são servidores que ocultam seu IP e o conteúdo que você está acessando na internet, com a diferença de que somente a VPN criptografa as informações que você está acessando de ponta a ponta. O Orbot, um aplicativo para Android, é um proxy que conecta o usuário a rede Tor, uma rede baseada em várias camadas de segurança que garante o anonimato do usuário enquanto ele acessa a web, ocultando inclusive seu IP.
O Orbot pode ser uma ótima opção para quem quer acessar algum aplicativo sem expor seu IP ou o que está acessando. Com ele tambem é possível acessar aplicativos bloqueados em um determinado país. Para isso, basta ir no ícone de engrenagem na página inicial do aplicativo e marcar as redes sociais que você quer acessar via Orbot.
Para usar o Orbot, basta baixá-lo no site The Guardian Project, que é responsável pelo seu desenvolvimento, ou aqui para baixar os pacotes de aplicativo diretamente.