Suspensão do Telegram: o que você pode fazer quanto a isso

Justiça Federal determina suspensão do Telegram no Brasil

Após o Telegram não atender as exigências da PF no fornecimento de informações de grupos neonazistas, a Justiça Federal determinou sua suspensão no país. Com isso, operadoras e provedores de internet deverão bloquear qualquer acesso do mensageiro até segunda ordem.

Além da suspensão do aplicativo, a Justiça também ampliou a multa aplicada a ele de R$ 100 mil para R$ 1 milhão por dia de recusa em fornecer os dados solicitados.

Com tal medida insana e autoritária, a grande maioria dos usuários que nada tem a ver com a situação são prejudicados. Além do mais, isso também é um ataque à liberdade da empresa em decidir com lidar com tal situação. Se a preocupação é com o que esses grupos poderiam fazer, o estado está apenas admitindo sua incapacidade de garantir a segurança pública.

Os próprios indivíduos poderiam eles mesmos prover sua própria segurança. Ainda mais se tratando de um grupo de meia dúzia de gatos pingados que só são uma ameaça porque a população é refém da péssima segurança estatal.

No entanto, a decisão infelizmente já foi tomada. Mas ainda é possível preservar a liberdade de acessar o Telegram, que será mostrado abaixo.

Como driblar as restrições do STF ao Telegram no Brasil

Para aqueles que querem continuar acessando o mensageiro, há algumas ferramentas e técnicas que poderão ajudar.

Como o STF ordenou a retirada do Telegram nas lojas de apps Playstore, Google Play e Appstore, a primeira coisa que deverá ser feita é excluir o app baixado em uma dessas lojas de aplicativos. Feito isso, baixe o app do Telegram pelo F-droid (loja de aplicativos open source e livre de censura) ou diretamente do site oficial do Telegram.

No caso de usuários que usam iPhone, deverão acessar o navegador do Iphone, entrar no endereço: webk.telegram.org e depois de fazer o login e conseguir ver todas as conversas, clicar no botão “compartilhar”.

Feito isso, adicione o WebK na tela de início escolhendo a opção “Adicionar à Tela de Início”Agora foi adicionado um ícone na sua tela com o logo do Telegram, que você poderá utilizar exatamente como o App nativo! Deste modo você poderá sempre acessar seu Telegram! 

O passo seguinte será usar ferramentas para camuflar o IP. O IP é o endereço de seu aparelho eletrônico de acesso à internet, seja ele smartphone, computador etc. Para isso, você poderá usar ou Proxys ou VPNs, ou ambas.

Proxys são servidores que mediam sua conexão à uma determinada plataforma, rede ou sistema. Ao se conectar ao proxy, ele fará sua conexão ao Telegram, onde você envia informações por meio do proxy e recebe informações do Telegram por meio dele. A vantagem é que o IP associado à sua conta será a do proxy, o que te tornará irrastreavel. No canal do Telegram chamado ProxyMTProto você encontrará uma grande lista de proxys. Recomendo se conectar em todas.

Na medida que for conectando em uma irá se desconectar de outra, no entanto ficará em seu histórico. Isso será importante, pois sempre que uma estiver indisponível poderá se conectar em outra do histórico.

Já a VPN é uma rede privada que mantém as conexões criptografadas. Diferente da proxy, ao se conectar à uma VPN o IP do servidor também será ocultado. Há tanto VPNs pagas quanto gratuitas. Entre as VPNs pagas, a mais recomenda é a VPN Express.

Já entre as VPNs gratuitas, a que se mostra como a mais confiável é a Calyx VPN. Para baixá-la diretamente pelo F-Droid, clique aqui. Basta apertar no botão com ícone de ligar e a VPN estará ativada.

Também é recomendado que o usuário oculte seu número de telefone. Isso pode ser feito nas configurações do perfil. Isso o torna irrastreavel para que assim não corra o risco de ser multado. Caso ache necessário, dê preferência à dar um perfil fake ou participar apenas de grupos privados. Isso reduz o risco de ser identificado pelas “autoridades”.

Matrix, uma alternativa segura ao Telegram

Todas as medidas apresentadas acima podem ser úteis caso apenas o bloqueio pelos meios ao alcance de Alexandre Moraes forem aplicados. No entanto, caso o próprio Pavel Durov, CEO do Telegram, acate a ordens do ministro e bloqueie todas as contas brasileiras do Telegram, não haverá nada que se possa fazer a não ser migrar para outra rede mais segura e imune à censura.

Uma excelente alternativa à isso a Matrix, um protocolo de comunicação criptografado similar ao Telegram, porém muito mais seguro e open source.

Para acessar à rede Matrix é necessário utilizar algum cliente. Recomendamos o Element que possui uma boa reputação por parte dos usuários. Para baixá-lo pelo F-droid, clique aqui.

Assim como Telegram, é possível enviar além de mensagem de texto, mensagem de mídias diversas (fotos, vídeos, áudios, documentos, etc) bem como figurinhas, assim como fazer chamadas de vídeos tanto no privado quanto em grupos.

Diferente do Telegram, onde apenas os chats secretos e grupos e canais privados são criptografados, todas as mensagens do Element recebem criptografia de ponta a ponta.

Os grupos onde é possível vários membros interagirem são chamados de salas, onde assim como no Telegram é possível adms estabelecerem permissões de atividade.

Sendo open source e totalmente criptografado, o Element junto com a rede Matrix se mostra totalmente imune à censura e não há como bloquear o acesso de qualquer usuário.

Feito tudo isso, entre em nossa sala no Matrix clicando aqui para não perder nenhuma atualização em nosso site!

Para um guia completo de como criar sua conta no Matrix, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Tecnologia

E se o X for banido do Brasil?

Após as críticas de Elon Musk ao ministro Alexandre de Moraes, o STF incluiu o empresário no inquérito das fake news e já deu o aviso para que as operadores de internet fiquem de prontidão para bloquear o acesso dos internautas a rexe social X, caso o STF ordene. Além disso, Elon Musk recomendou, por […]

Leia Mais
Palel Durov
Tecnologia

CEO do Telegram alfineta a Meta após instabilidade do Facebook e Instagram

A partir do meio dia (horário de brasília) desta terça-feira, milhões de internautas foram surpreendidos com a instabilidade das redes sociais Facebook e Instagram. Ambas da empresa Meta, pertencente a Mark Zuckemberg. Enquanto as duas maiores redes sociais seguiam instáveis, Pavel Durov, o CEO do Telegram, aproveitou para alfinetar a Meta, afirmando que mesmo tendo […]

Leia Mais
Monark
Tecnologia

Bunker555: a plataforma de vídeos criada pelo Monark para concorrer com o YouTube

Após ter todas as contas no YouTube suspensas, o influencer Monark criou uma plataforma de vídeos concorrente, focada em total liberdade de expressão: o Bunker555. O anúncio foi feito pelo influencer em sua conta no X: Monark apresenta sua plataforma como capitalista e 100% livre de censura. Na página inicial do site, se encontra a […]

Leia Mais