Um cearense chamado Vicente da Silva Façanha, de 51 anos, mostrou um exemplo de como o empreendedorismo pode levar lazer às pessoas carentes. Com sua ideia de abrir uma locadora de videogames em sua própria casa a preços acessíveis, ele dá a oportunidade de crianças carentes poderem jogar a partir de R$ 5,00 a hora.

Origem da ideia

A iniciativa de Vicente recebeu muitos elogios nas redes sociais, e sua história rapidamente viralizou, destacando o impacto positivo de sua ação na comunidade local. Em entrevista ao site O Estado, Vicente comentou como surgiu a ideia de abrir uma locadora e proporcionar esse momento nostálgico à população de Frecheirinha e região.

“Arrisquei e está dando certo. Fico feliz demais por proporcionar isso às crianças que não tiveram a mesma oportunidade de conhecer esse universo do videogame que a gente viveu e também de fazer com que aqueles que viveram, reviver esse momento importante da nossa juventude”

afirmou Vincente

Vicente também explica que, além de trabalhar com a locadora, também é tecladista e explica o porquê do apelido Railander. Segundo ele, o apelido vem da música, na qual trabalha há 20 anos e tem como nome artístico “Railander dos Teclados”.

Ele também explica que a inspiração para o apelido vem de um personagem cinematográfico, chamado Highlander. Ele era guerreiro, virou imortal e passou eras combatendo vilões, em busca de justiça, sem nunca envelhecer. “Todos me conhecem assim. Principalmente lá em Sobral, uma cidade que fica a 60 km daqui e onde passei mais tempo morando”, explicou.

Como funciona

A Railander Games, como se chama a locadora, funciona como as tradicionais locadoras que fizeram sucesso nos anos 2000. Nela, os clientes, de diversas faixas etárias, pagam por hora para jogar nos videogames disponíveis. Entre os modelos disponíveis estão o PlayStation 2, PlayStation 4, X-Box 360 e X-Box Series S.

Abaixo, um post no X onde ele explica os valores:

Railander informa que para ter acesso aos jogos, ele faz uma assinatura mensal que disponibiliza um acervo online entre 500 a 1000 jogos em nuvem. A locadora funciona de segunda a sexta, entre 14h e 22h; mas aos fins de semana abre já pela manhã.

Além de Railander, na locadora também trabalha o seu filho, que partilha com o pai a paixão por videogames. “O amor pelos games passou de pai para filho. Desde criança ele teve videogame, então, decidi trazer ele junto comigo para essa missão”. Atualmente, a locadora é responsável por cerca de 50% da renda mensal de Railander e a outra metade vem dos trabalhos artísticos que ele realiza como músico.

A Railander Games também contempla as crianças que não possuem dinheiro para pagar as horas de jogo. Por meio de sua chave do Pix que ele compartilha nas redes sociais, Railander recebe doações que proporcionam momentos de diversão às crianças carentes.

Empreendedorismo levando entretenimento para todos

Railander é um exemplo de como o empreendedorismo pode levar soluções para todos. Inclusive para os mais carentes. O caso dele é uma amostra do que o economista Jesus Huerta de Soto chama de função empresarial.

Segundo o economista:

“A função empresarial, em sentido estrito, consiste basicamente em descobrir e avaliar (prehendo) as oportunidades de alcançar um fim ou, se preferirmos, de conseguir algum lucro ou benefício, tendo em conta as circunstâncias envolventes e agindo de modo a aproveitá-las”

Neste caso, o Railander descobriu na sua ideia de alugar videogames a preços acessíveis uma forma de permitir às crianças de baixa renda a possibilidade de se divertir, além dele lucrar com o serviço e ter a satisfação de levar entretenimento a crianças que não podem comprar videogames.


GOSTA DO NOSSO TRABALHO? CONSIDERE UMA DOAÇÃO

Com sua contribuição, poderemos nos dedicar integralmente à nossa missão: levar notícias e informação para o público de forma transparente e livre. E tudo isso, livre do viés estatista da grande mídia e em total defesa da liberdade!

Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *