Seis elementos fundamentais sobre transporte público que ninguém te contou

transporte público

A omissão destes seis conceitos essenciais vem sendo um grande desserviço que os formadores de opinião, imprensa, políticos, professores aos indivíduos que utilizam o transporte público. Pois criam alguns mitos e falácias que dificultam o entendimento quanto a complexidade do sistema e quais seriam as principais causas das suas ineficiências.

1. SOMENTE INDIVÍDUOS POSSUEM DESEJOS, E SOMENTE INDIVÍDUOS SE DESLOCAM

Sempre escutamos que o transporte público é “uma garantia estatal para o deslocamento das pessoas no ambiente urbano”. Essa definição trata o transporte como uma solução para os deslocamentos da coletividade, sendo assim deixa de fora o mais importante: o indivíduo. E somente indivíduos tomam decisões, e somente indivíduos agem de acordo com essas decisões.

Ao ignorar o princípio de que os deslocamentos se baseiam na escolha individual, esta forma de pensar o transporte, perde a oportunidade de fazer com que o serviço seja relevante para os usuários.

O transporte passar a ter valor quando o mesmo consegue atender as necessidades individuais dos usuários. Para isso o sistema tem que conhecer cada dia mais qual o perfil dos seus usuários. Quais as suas necessidades, quais as suas expectativas.

2. O VALOR DA TARIFA É SUBJETIVO

O que é mais valioso: ingressos para final do campeonato goiano ou um livro sobre transportes? Isto depende dos interesses de quem vai adquirir o produto/serviço.

Os elementos que valoramos só se tornam valiosos para nós quando comparados às alternativas disponíveis; quando são vistos dentro do nosso plano de satisfazer algum objetivo em relação às alternativas disponíveis. Sendo assim, a tarifa do transporte público é considerada cara ou barata quando comparada por meio de seus atributos com outra forma de deslocamento. Dependendo da qualidade do serviço prestado, até a tarifa zero pode ser cara.

Portanto, valorar algum bem ou serviço significa escolher entre esse bem ou serviço e bens e serviços alternativos. Quando fazemos as escolhas, isto é, quando agimos, o fazemos acreditando que aquela escolha, ou aquela ação, irá nos proporcionar satisfação maior do que a satisfação que os outros bens e serviços proporcionariam.

Em suma, o valor está nos olhos de quem percebe. Por isso quando um jornalista diz que a tarifa da cidade A é a mais cara do Brasil, ele comete um grande erro de análise pois só considerada o valor nominal da mesma.

3. O PROBLEMA DA CENTRALIZAÇÃO

Nenhuma pessoa ou grupo de pessoas possui o conhecimento suficiente para planejar sozinha um sistema de transporte. Muito menos para planejar as ações de centenas de milhares de pessoas.

O conhecimento dos dados surge continuamente em decorrência da interação livre e espontânea dos usuários, do espaço urbano e das empresas operadoras. Essas interações, que ocorrem diariamente, produzem uma multiplicidade de informações que são impossíveis de serem apreendidas e processadas pelo estado que é o planejador do serviço. E essas informações estão constantemente mudando de acordo com as alterações nas circunstâncias.

Por isso, é impossível planejar de forma centralizada tudo isso. Foi F.A. Hayek quem melhor enfatizou e explicou o quão literalmente impossível é para uma autoridade central coletar, agregar e utilizar esse tipo de conhecimento circunstancial de modo a efetivamente planejar uma sociedade.

Portanto o estado sozinho é incapaz de oferecer um transporte público eficiente e aderente as reais necessidades de deslocamento da população, fazendo com que o serviço se desvalorize mais e mais.

4. AQUILO QUE SE VÊ E AQUILO QUE NÃO SE VÊ

Os formadores de opinião são rápidos em apresentar resultados e consequências facilmente perceptíveis (lotação dos ônibus, atrasos, insatisfação dos usuários, falta de infraestrutura…).

E aquilo que não se vê? São poucos, para não generalizar e dizer nenhum, os que conseguem perceber as causas não-visíveis dessa situação.

A jaula que é o “contrato de concessão” que aprisiona os operadores e os impedem de buscar novas soluções. As gratuidades e benefícios tarifários que oneram a tarifa para o usuário e diminuem o ganho dos operadores, impactando assim os investimentos. As decisões políticas em relação ao reajuste tarifário e a oferta de serviço em regiões/dias/horários não produtivo. A fiscalização pública que tem como objetivo central arrecadar mais recursos para o estado, sem se preocupar com a melhoria do serviço.

Então percebe-se que é mais fácil, colocar toda a culpa em relação a baixa qualidade do serviço prestado para o operado e não apresentar e discutir com a sociedade as formas de tornar o transporte público mais competitivo e atrativo para sociedade.

5. INOVAÇÃO

Nunca escutamos ou lemos que o transporte público deveria ser gerido com espirito empreendedor buscando sempre a inovação.

A criação de valor econômico é uma função-chave nesse processo de resgate do transporte. Empreendedores criam riqueza ao alocar corretamente recursos escassos (ônibus/motorista/quilometragem) para áreas em que a demanda do consumidor é maior, gerando mais produtividade. Eles podem fazer isso criando novos serviços, ao inovar processos que irão substituir os antigos e ao descobrir oportunidades ainda não percebidas de mercado, agindo então em cima dessas oportunidades.

Empreendedorismo é perceber oportunidades que não estão especificadas nos dados. É o ato de ver uma nova maneira de alocar meios para alcançar um fim. Empreendedorismo não é apenas tentar melhorar algo que já existe, é transformar.

Lamentavelmente, o nosso modelo atual, como apresentado no item anterior, está amarrado ao “contrato de concessão”, somado com a grande intervenção do estado, sufocam os operadores em inovar. Pois é mais fácil transferir responsabilidades ao operador, do que transferir também a liberdade para inovar.

6. AS SOLUÇÕES TENDEM SER PIORES QUE OS PROBLEMAS

Estamos sempre ouvindo que estado tem que intervir no transporte para mitigar as “falhas de mercado”. E ele é rápido em oferecer explicações que mostram como o estado pode teoricamente melhorar os resultados do transporte.

Por outro lado, quase não é falado sobre a possibilidade das falhas serem causadas pelo próprio estado. E é fato que a intervenção estatal no transporte sempre torna as coisas piores. É um caso típico de a cura ser pior do que a doença. Ademais, não há qualquer explicação sobre quem irá regular os reguladores.

CONCLUSÃO

Mark Twain certa vez disse:

“O que lhe causa problemas não é aquilo que você não sabe, mas sim aquilo que você jura saber, mas que está errado.”

No caso do transporte, são infelizmente ambas as coisas.

É lamentável perceber como os formadores de opinião criam semana a semana pautas sensacionalistas com o objetivo simples de fazer barulho e não de clarear a situação, apontando os problemas e discutindo as soluções.

Com isso, o transporte público no Brasil caminha vigorosamente a autodestruição. E quando isto acontecer, culparão somente os operadores, e reestruturarão o serviço com os mesmos erros do passado e que novamente se autodestruirá.

“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.”

Albert Einstein

Miguel Angelo

Coordenador Técnico do Mova-se Fórum de Mobilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livrarias
Economia

Projeto no Senado pretende fixar preço de livros e limitar desconto

O projeto de lei 49/2015 do Senado, agora chamado de Lei Cortez, pretende fixar o preço dos livros e limitar os descontos, que não deverão ultrapassar 10% dirante o período de 12 meses após lançamento. A iniciativa é amplamente favorecida por várias livrarias que alegam sofrer “concorrência desleal” com empresas maiores, como a Amazon. A […]

Leia Mais
Vietnã
Economia

Como o capitalismo venceu o socialismo no Vietnã

Phung Xuan Vu, de oito anos, e seu irmão de 10 anos foram responsáveis por buscar comida para sua família, que estava em constante aperto de fome. Eles viviam no Vietnã na década de 1980, então isso exigia cartões de racionamento. Um dos bens mais importantes da família era um livreto de vales-alimentação. Como a […]

Leia Mais
Argentina
Economia

Ação Humana em seu 75º aniversário nos ajuda a entender como o estatismo dizimou a Argentina

O septuagésimo quinto aniversário do livro Ação Humana de Ludwig von Mises nos convida a refletir sobre as conquistas acadêmicas de Mises e como a corrente econômica dominante ainda não alcançou seus avanços na economia. Como Jesus Huerta de Soto aponta em seu estudo preliminar para a versão em espanhol da décima terceira edição de […]

Leia Mais