O aguardado projeto de criptomoeda do Facebook, há mais de um ano em desenvolvimento, será divulgado no início dessa semana. O Facebook e as dezenas de parceiros identificados introduzirão a Libra Association, com sede em Genebra, que supervisionará Libra, “uma simples moeda global e infra-estrutura financeira” destinada a atingir bilhões de pessoas.

Os parceiros de criptomoedas do Facebook revelaram que Libra será construída na Libra Blockchain, uma “blockchain segura, estável e confiável” e apoiada pela Libra Reserve, “uma reserva de ativos reais” que fornecerá à criptomoeda “estabilidade, baixa inflação, aceitação global e fungibilidade. ”

Libra Blockchain será open-source sob uma licença Apache 2.0 a partir do dia do anúncio, previsto para ocorrer na Terça-Feira, 18 de Junho, de acordo com a postagem no blog do gigante das mídias sociais e como originalmente relatado pelo TechCrunch. Este evento significará o lançamento de um testnet para coletar feedback da comunidade sobre o projeto e informar a direção futura.

O post do blog, que foi enviado para grandes publicações ao longo da semana passada em conjunto com orientações detalhadas, que pediram anonimato por medo de represálias. Ele não foi compartilhado com The Block, CoinDesk ou qualquer outra publicador importante sobre criptomoedas sob um embargo do Facebook, de acordo com fontes que dizem que a empresa não queria trabalhar com esses canais. O Facebook nega que não esteja planejando trabalhar com essas empresas.

O lançamento de Libra representa a investida mais ousada do Facebook nos serviços financeiros, e a gigante de mídia social espera que ele dê uma oportunidade aos “1,7 bilhão de adultos no mundo” que estão “fora do sistema financeiro sem acesso a um banco tradicional”.

No post, o Facebook critica as blockchains existentes, que afirmam que ainda precisam atingir a adoção mainstream, tornando-as soluções ruins como uma reserva de valor e meio de troca. O Facebook acredita que sua abordagem colaborativa, condescendente e regulamentada ajudará a superar obstáculos enfrentados por outras criptomoedas.

As empresas envolvidas no projeto, como membros de seu consórcio governamental, incluem empresas que abrangem tecnologia, ativos digitais e varejo. Essas empresas incluem empresa de custódia como Anchorage, a empresa de pagamentos Visa, a exchange de criptomoedas Coinbase e muitas outras. Confira a lista completa clicando aqui.

O Facebook também observa que, embora alguns projetos de criptomoeda tenham objetivado “romper o sistema existente e burlar regulamentações”, a empresa acredita que “colaborar e inovar com o setor financeiro, incluindo reguladores e especialistas em diversos setores, é a única maneira de garantir estrutura sustentável, segura e confiável para sustentar esse novo sistema. ”

O Facebook e a Associação Libra estabeleceram a meta de lançar Libra Blockchain e um ecossistema para suportá-la até 2020.

The Block Crypto