No último sábado (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou um vídeo em suas redes sociais onde afirmou falsamente que o Brasil vive “um momento excepcional do ponto de vista do crescimento econômico, da geração de emprego e do comércio”.
Abaixo, o vídeo onde Lula faz sua declaração de que a economia brasileira “vai bem”:
Mas, como já foi mostrado aqui diversas vezes, a economia brasileira está muito longe de estar bem. O boom de crescimento artificial pode ter enganado a muitos durante boa parte do governo Lula, no entanto, os sinais de que tal voo de galinha está perto de acabar já estão se manifestando.
A começar pela alta generalizada dos preços como consequência do crédito com juros artificialmente baixos que apenas levaram a maus investimentos, sejam na forma de novos empreendimentos, seja na forma da expansão de empresas. Como não há um crescimento econômico real (baseado na poupança), esse falso crescimento não pode durar muito e a alta generalizada de preços levará à aniquilação de vários destes maus investimentos e à liberação dos recursos para os empreendimentos que refletem melhor a demanda dos consumidores.
Sim, parte da queda do desemprego foi devido a esse boom artificial, embora outra parte se deva ao aumento de cargos públicos durante o atual mandato de Lula. E com a liquidação dos maus investimentos, o público perceberá que os supostos sinais positivos da economia durante o governo Lula 3 não passam de engano e seu governo está sendo basicamente um repeteco do Dilma 2. Sim, nós já vimos isso antes!
Resumindo: Não, Lula. Definitivamente, a economia brasileira não vai bem!
O conteúdo deste artigo está livre de restrições de direitos autorais e de direitos conexos. Sinta-se livre para copiar, modificar, distribuir e executar o trabalho, mesmo para fins comerciais, tudo sem pedir permissão.