Senador Jorge Seif admite que defende imposto sobre importações porque paga o seu salário

Jorge Seif

O senador Jorge Seif (PL-SC), que se diz liberal, votou sim pela em 20% das compras internacionais até 50 dólares, que foi aprovada na última quarta-feira, 5, a taxação. O senador justificou seu voto, admitindo que tal imposto paga seu salário.

O senador ainda recorreu às velhas falácias protecionistas e estatistas em defesa dos impostos sobre importação, afirmando não acreditar que os senadores iriam “ficar defendendo emprego, renda e dinheiro para chinês”, alegando que são os impostos que pagam “o nosso salário, a infraestrutura, a saúde, o MEC“.

Abaixo, o momento em que Jorge Seif defende a taxação dos importados:

A postura do senador contraria os princípios do liberalismo (ao menos o liberalismo clássico), e também discursos anteriores do senador. Em 28 de fevereiro de 2023, Jorge Seif havia critiado o empresário João Amoedo por sua defesa da desoneração fiscal no Governo Lula:

As falácias de Jorge Seif em defesa de tal imposto

É óbvio que todas as justificativas apresentadas pelo senador Jorge Seif em defesa do imposto sobre importações não passam de falácias sem respaldo na ciência econômica. Não é a isenção fiscal para importados da China que beneficia os chineses somente.

Antes de mais nada, a pesada carga tributária e regulações do mercado interno já colocam as empresas brasileiras em maior desvantagem em relação as empresas chinesas do que seria de outra forma.

E mesmo os pesados impostos não estão garantindo educação, saúde e infraestrutura de qualidade, como Seif sugere. O Brasil possui uma das maiores cargas tributárias do mundo ao mesmo tempo em que seus serviços públicos estão entre os piores. E isso não se deve a má gestão somente. É algo inerente ao próprio estado.

Mas em meio a tudo isso Jorge Seif ao menos disse uma verdade: o imposto de 20% sobre importados chineses garante o salário dele e de outros senadores que não dão a mínima para a população. Se preocupam apenas em parasitá-la.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Greve das universidades federais
Política

Greve das Universidades Federais mantém tensão entre professores e o Governo Lula

A greve de universidades federais no país, que já dura quase dois meses, segue ativa, mantendo a tensão entre os professores federais e o Governo Lula. Por um lado, professores em greve afirmam que continuarão com a greve até receberem aumentos salariais. O governo, por sua vez, afirma que não há mais espaço no orçamento […]

Leia Mais
Macron
Política

Macron dissolve parlamento e convoca eleições legislativas antecipadas na França

No último domingo (9), o presidente da França, Emmanuel Macron, dissolveu o parlamento do país, a Assembleia Nacional, e convocou eleições legislativas antecipadas. A decisão do presidente francês foi tomada após uma pesquisa de boca de urna que mostrou que seu partido, Renascimento, seria derrotado pelo partido de oposição, União Nacional (RN), nas eleições parlamentares. […]

Leia Mais
Donald Trump
Política

Libertários americanos não esquecem apoio de Trump a medidas sanitaristas durante sua gestão e o vaiam durante evento

Convenção Nacional Libertária, o candidato à presidência nos EUA, Donald Trump, foi vaiado e questionado por uma multidão devido ao apoio à ditadura sanitarista durante sua gestão como presidente. Assim que Trump subiu ao palco em Washington, uma multidão começou a vaiá-lo. Apenas uma pequena parte da multidão, que era de apoiadores do ex-presidente, o […]

Leia Mais