Nesta quinta-feira, 6, tropas russas desembarcam no Cazaquistão para tentar conter o avanço de protestos contra o governo.
Depois dos protestos e do pedido de ajuda do presidente Kassym-Jomart Tokayev no dia de ontem, 5, Vladimir Putin junto com os países da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC) decidiram mandar tropas militares. Elas tem como objetivo ajudar o presidente do Cazaquistão a retomar o controle do país.
Até onde se sabe, essas forças militares da OTSC, incluindo as tropas russas que chegara recentemente, ficarão no país por tempo indeterminado. Também não foi informado quantos soldados foram mandados para lá.
Durante a madrugada dessa quinta feita, dezenas de pessoas foram mortas em confrontos entre manifestantes e forças de segurança em prédios do governo. E 13 membros das forças de segurança também foram mortos.
Afirmam as autoridades que até o momento já são de mil pessoas feridas no decorrer dos protestos. E também confirmam a prisão de mais ou menos 2000 pessoas.
Lembrando que as manifestações ocorreram por conta do aumento de preço do gás e também, segundo os manifestantes, por conta do autoritarismo do governo.