Após derrotas no Congresso, Lula decide apelar e liberar mais emendas

Lula vai liberar mais emendas

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Após as últimas derrotas no Congresso, Lula se vê em desespero para garantir maior apoio às medidas que são cruciais para o governo. Como foi mostrado em um artigo anterior, todas as pautas que foram derrubadas ou tiveram suas votações suspensas, eram cruciais para garantir um boom econômico, maior apoio no Congresso e silenciamento da oposição.

Agora, Lula tenta correr atrás do prejuízo e usar as emendas que faltavam ser liberadas para garantir apoio de suas pautas entre os parlamentares. Em uma entrevista recente ao G1, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, admitiu que Lula irá tentar negociar com os partidos que possuem ministério em seu governo.

Para bom entendedor já ficou claro: Lula lhes garantiu cargos de seus membros em seus ministérios em troca de apoio político, e espera que eles retribuam o “favor”. Ou melhor dizendo: que cumpram sua parte no acordo. Não será difícil imaginar que Lula poderá retirar o cargo um a um de quem não quiser colaborar.

Ainda segundo Padilha, Lula havia determinado que fosse realizada uma rodada de conversas com partidos que comandam ministérios. E o ministro foi direto sobre o motivo: cobrar votos.

Na entrevista, Padilha afirmou que uma das reclamações do Congresso é a demora das emendas que ainda faltam ser liberadas. Bom, isso explica o fato de muitos deputados terem voltado atrás com seu apoio às pautas defendidas por Lula. Além da pressão popular.

Eles não irão arriscar sua reeleição a não ser que as compensações liberadas por Lula realmente compensem.

Troca de favores dentro da lei

É evidente que a liberação de emendas é uma troca de favores entre políticos. E algo que se tornou tão banal que todos tratam com naturalidade. Parece ser um daqueles detalhes que o establishment político e grande mídia tratam como um mecanismo natural e aceitável de se fazer política.

É como se fosse uma forma de não encarar e expor a realidade: que política se resume basicamente a uma luta entre parasitas na disputa para enganar e expropriar o máximo possível de agentes produtivos na sociedade. Talvez a tentativa de fazer crer que a negociação por emendas é apenas uma tentativa de políticos em obter o máximo possível de recursos para beneficiar seus governados engane os mais incautos.

Liberação de Emendas: última cartada de Lula?

A liberação de emendas restantes para parlamentares será uma cartada decisiva para reverter as últimas derrotas e garantir que suas pautas sejam aprovadas no Congresso. Se nem mesmo elas conseguirem garantir o apoio dos deputados para seu projeto, o petista verá seu governo cada vez mais ameaçado pela crescente insatisfação e risco do PT perder sua atual posição no cenário político brasileiro.

Ao mesmo tempo não se pode ser exageradamente otimista. Ainda há a possibilidade de que as emendas compensem até mesmo uma eventual perda das próximas eleições para muitos deputados, caso aprovem os projetos impopulares de Lula. No entanto, ainda há a possiblidade disso não ocorrer, o que seria um problema a menos para os brasileiros.

4 respostas para “Após derrotas no Congresso, Lula decide apelar e liberar mais emendas”

  1. Avatar de Marco Antonio F
    Marco Antonio F

    Bolsonaro fez exatamente o mesmo!

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      sim, todo político é um parasita e manipulador

  2. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Ainda discutem, o meu ladrão é melhor. Não o meu parasita é melhor.

  3. […] Após derrotas no Congresso, Lula decide apelar e liberar mais emendas […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 thoughts on “Após derrotas no Congresso, Lula decide apelar e liberar mais emendas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais
Lula Macron Urânio
Política

Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil. O acordo é de grande interesse para o governo francês, […]

Leia Mais
Lula e Maduro
Política

De forma inesperada, governo Lula endurece o tom contra governo Maduro na Venezuela

De forma inesperada, O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, tradicional aliado das gestões petistas. A repreensão do governo foi feita por meio de uma nota divulgada na última terça-feira (26/3), pelo Itamaraty, onde foi manifestada uma preocupação com o andamento das eleições […]

Leia Mais