Lula irá se reunir com 11 líderes sul americanos nessa terça-feira. E vai sobrar para o seu bolso

Lula irá se reunir com 11 líderes sul americanos

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Hoje o presidente Lula recebeu o ditador venezuelano Nicolás Maduro no Planalto, e segundo informações do próprio governo ainda há mais 10 representantes dos governos sul americanos para se reunirem amanhã com o petista no Itamaraty. A reunião envolverá questões de acordo comercial e legislação ambiental. O que significa que no fim de tudo isso irá impactar no seu bolso.

A reunião com os líderes Sul americanos

De acordo com o portal oficial do governo federal, participarão deste encontro os presidentes Alberto Fernández (Argentina), Luís Arce (Bolívia), Gabriel Boric (Chile), Gustavo Petro (Colômbia), Guillermo Lasso (Equador), Irfaan Ali (Guiana), Mário Abdo Benítez (Paraguai), Chan Santokhi (Suriname), Luís Lacalle Pou (Uruguai). Além do já mencionado Nicolás Maduro (Venezuela).

Como a atual presidente do Peru, Dina Boluarte, está impossibilitada de comparecer à reunião, ela será representada pelo presidente do Conselho de Ministros, Alberto Otárola.

De acordo com a embaixadora Gisela Figueiredo Padovan, secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores, as principais pautas que serão apresentadas na reunião, além da integração, serão em torno de questões comuns nas áreas de saúde, infraestrutura, energia, meio ambiente e combate ao crime organizado.

O portal ainda informa que o evento terá duas sessões. A primeira será realizada pela manhã, os convidados serão recebidos pelo Presidente Lula, onde após isso cada um irá proferir um discurso de abertura. Já na parte da tarde haverá uma conversa mais informal, em formato reduzido, na qual cada presidente será acompanhado pelo respectivo chanceler e apenas um ou dois assessores.

Eles decidem, mas você paga a conta

As medidas que serão tomadas em relação às pautas que serão tratadas serão decididas pelos líderes reunidos. Mas você brasileiro que está lendo este artigo estará entre aqueles que irão de fato pagar a conta delas.

Senão, vejamos:

  • A questão da saúde: não apenas possíveis retomadas das medidas sanitaristas totalitárias (como o Butantan já deu a entender), mas investimentos na área. E isso incluirá superfaturamento nos investimentos destes serviços embolsados pelos políticos e empresas envolvidas. E claro, você pagará a conta.
  • A questão ambiental: onde uma série de diretrizes sobre atividades que tenham algum impacto no meio ambiente (por menor que seja), e isso incluindo energia e produção de alimentos. Sem falar nos desincentivos para as produções que não seguirem tais diretrizes por meio de mais impostos.
  • Energia: a produção e fornecimento de energia será particularmente afetada pelas regulações ambientais. E já é de longa data que a ONU vem pressionando para os países latino americanos para fazerem a transição para energia limpa. Já tratamos aqui da problemática desta transição forçada.
  • E sobre infraestrutura: com a promessa de Lula de subsidiar um gasoduto na Argentina e seu histórico de subsidiar outras promessas do tipo em outros países já se pode esperar que o mesmo se repetirá, com o pagador de impostos brasileiro tendo que arcar com despesas que irão beneficiar apenas os governantes aliados de Lula.

Resumindo: no fim das contas, você arcará com todos esses custos. Direta ou indiretamente. E ai de você se reclamar: receberá todos os “saudosos” epítetos que todos aqueles que não querem colaborar recebem, como negacionista, antidemocrático, fascista e outros nomes nada agradáveis.

Uma resposta para “Lula irá se reunir com 11 líderes sul americanos nessa terça-feira. E vai sobrar para o seu bolso”

  1. Avatar de Marcio Andre Ungaratti
    Marcio Andre Ungaratti

    assunto relevante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One thought on “Lula irá se reunir com 11 líderes sul americanos nessa terça-feira. E vai sobrar para o seu bolso”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Homem tenta invadir residência oficial de Lula
Política

Tentativa de invasão a residência oficial de Lula no Palácio do Planalto

Na manhã deste sábado (24), houve uma tentativa de invasão do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente Lula (PT). O petista estava presente quando um carro tentou invadir o local. A informação foi publicada primeiramente pelo site de notícias Metrópolis, e confirmada pela acessoria do presidente da República. Segundo a assessoria de comunicação da […]

Leia Mais
China x Tawian
Política

Pequim anuncia manobras militares perto das ilhas de Taiwan

“Nunca houve algo como águas ‘restritas’ ou ‘fora dos limites’ nas zonas de pesca tradicionais do Estreito (de Formosa)”, disse Zhu Fenglian, porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado (o executivo chinês), segundo a agência de notícias oficial Xinhua. A porta-voz disse que o incidente “provocou indignação generalizada” na China e […]

Leia Mais
Política

Morre Alexei Navalny, um dos principais opositores de Putin

Em mais uma execução política, o líder da oposição russa, Alexei Navalny, morreu na prisão nesta sexta-feira. Navalny foi um dos mais vocais opositores do atual regime do Kremlin. A Gazeta Libertária havia escrito sobre sua mais recente condenação aqui. O serviço penitenciário da região disse que ele não se sentiu bem após uma caminhada […]

Leia Mais