Tropas russas desembarcam no Cazaquistão para conter protestos

Nesta quinta-feira, 6, tropas russas desembarcam no Cazaquistão para tentar conter o avanço de protestos contra o governo.

Depois dos protestos e do pedido de ajuda do presidente Kassym-Jomart Tokayev no dia de ontem, 5, Vladimir Putin junto com os países da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC) decidiram mandar tropas militares. Elas tem como objetivo ajudar o presidente do Cazaquistão a retomar o controle do país.

Até onde se sabe, essas forças militares da OTSC, incluindo as tropas russas que chegara recentemente, ficarão no país por tempo indeterminado. Também não foi informado quantos soldados foram mandados para lá.

Durante a madrugada dessa quinta feita, dezenas de pessoas foram mortas em confrontos entre manifestantes e forças de segurança em prédios do governo. E 13 membros das forças de segurança também foram mortos.

Afirmam as autoridades que até o momento já são de mil pessoas feridas no decorrer dos protestos. E também confirmam a prisão de mais ou menos 2000 pessoas.

Lembrando que as manifestações ocorreram por conta do aumento de preço do gás e também, segundo os manifestantes, por conta do autoritarismo do governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lula e Maduro
Política

De forma inesperada, governo Lula endurece o tom contra governo Maduro na Venezuela

De forma inesperada, O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, tradicional aliado das gestões petistas. A repreensão do governo foi feita por meio de uma nota divulgada na última terça-feira (26/3), pelo Itamaraty, onde foi manifestada uma preocupação com o andamento das eleições […]

Leia Mais
População chinesa
Política

Por que a China deverá ter apenas 525 milhões de habitantes até 2100

Kenneth Emde, de Minnesota, que atingiu a maioridade durante os anos sessenta, explicou recentemente por que não tem filhos atualmente. “Eu era um estudante universitário quando li The Population Bomb (A bomba populacional), de [Paul] Ehrlich”, disse ele em uma carta publicada pelo Wall Street Journal. “Levei isso a sério e agora não tenho netos, […]

Leia Mais
Antártida
Política

A verdade sobre a mortalidade relacionada ao clima

Em seu recente discurso sobre o Estado da União, o presidente Joe Biden abandonou o termo “mudanças climáticas“. Aparentemente, a frase não é assustadora o suficiente. Em vez disso, como observou o New York Times, Biden empregou uma frase aliterativa diferente: crise climática. Que o clima da Terra está mudando e que a atividade humana […]

Leia Mais