Tropas russas desembarcam no Cazaquistão para conter protestos

Nesta quinta-feira, 6, tropas russas desembarcam no Cazaquistão para tentar conter o avanço de protestos contra o governo.

Depois dos protestos e do pedido de ajuda do presidente Kassym-Jomart Tokayev no dia de ontem, 5, Vladimir Putin junto com os países da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC) decidiram mandar tropas militares. Elas tem como objetivo ajudar o presidente do Cazaquistão a retomar o controle do país.

Até onde se sabe, essas forças militares da OTSC, incluindo as tropas russas que chegara recentemente, ficarão no país por tempo indeterminado. Também não foi informado quantos soldados foram mandados para lá.

Durante a madrugada dessa quinta feita, dezenas de pessoas foram mortas em confrontos entre manifestantes e forças de segurança em prédios do governo. E 13 membros das forças de segurança também foram mortos.

Afirmam as autoridades que até o momento já são de mil pessoas feridas no decorrer dos protestos. E também confirmam a prisão de mais ou menos 2000 pessoas.

Lembrando que as manifestações ocorreram por conta do aumento de preço do gás e também, segundo os manifestantes, por conta do autoritarismo do governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Emchentes no Rio Grande do Sul
Política

Municípios atingidos pelas inundações no RS enfrentam burocracia para receber ajuda do governo federal

Em um artigo da CNN, diversas entidades municipais informaram que estão enfrentando uma enorme burocracia para receber verbas do governo federal para lidar com os impactos das inundações no Rio Grande do Sul. A informação contrasta com a acusação por parte da grande mídia e agentes públicos, de que a afirmação de tal burocracia na […]

Leia Mais
Dique de Mauá
Política

Bombeiros usam sacos de areia de improviso para impedir inundação no RS

Em um vídeo que está circulando na internet, uma equipe de bombeiros usa sacos de areia como improviso para impedir que um determinado lugar no Rio Grande do Sul fosse inundado. Um perfil popular no X chamado Peregrino publicou o vídeo e fez uma comparação com diques construídos por holandeses há mais de 100 anos. […]

Leia Mais
Exército Brasileiro
Política

Exército Brasileiro estabelece diretrizes contra comentários “negativos” em suas redes sociais

Com o aumento das críticas de muitos brasileiros contra o Exército, que cada vez mais o percebem como apenas mais um braço do estado que os oprime, a entidade resolveu implementar diretrizes contra comentários considerados “negativos”. Entre os tipos de comentários considerados negativos, estariam aqueles que: O Exército Brasileiro ainda informa que quem violar tais […]

Leia Mais